Vitamina E Para que Serve Onde Encontrar

A Vitamina E é o melhor aliado do organismo, quando se trata de prevenção de doenças, além do seu alto valor energético.

A principal característica dessa vitamina é sua ação antioxidante, no combate aos radicais livres, responsáveis pelo enfraquecimento das células e, por consequência, o envelhecimento precoce.

Das propriedades mais importantes para o nosso organismo, a vitamina E não pode ficar de fora do nosso dia a dia, se quisermos manter uma boa saúde.

Vamos ver agora para que serve essa vitamina, que não pode faltar em nossa alimentação diária.

Onde encontramos a vitamina E?

Descoberta em 1922 por Herbert Evans e Katharine Bishop, a vitamina E é encontrada em:

Verduras como alface, agrião, espinafre, couve;

Óleos vegetais como soja, milho, óleo de semente de açafrão e azeite de dendê.

Leia também:
Benefícios do óleo de coco

Completando a lista de alimentos que possuem a Vitamina E estão:

  • vitamina Eovos,
  • gérmen de trigo,
  • semente de girassol,
  • algodão,
  • soja,
  • banana,
  • manteiga,
  • carnes,
  • nozes,
  • amendoim,
  • gergelim e
  • linhaça.

Quais são as propriedades da vitamina E?

Essa vitamina funciona como um poderoso antioxidante, que ajuda a proteger os ácidos graxos do nosso corpo – que nos protege de determinadas doenças. Devido às suas propriedades, ficou conhecida como a vitamina da vida – por combater o envelhecimento das células e favorecer a aparência da pele e do cabelo.

A vitamina E também é conhecida por ser diurético e por favorecer quem sofre de problemas de circulação, diminuindo as cãibras e o cansaço físico.

Quais são os benefícios da vitamina E?

Os benefícios oferecidos pela vitamina E são imensos. Podemos destacar alguns deles:

Cicatrização: o efeito sobre o sistema imunitário é comprovado, aumentando a produção de células de defesa e a resposta celular ante qualquer infecção – sendo um grande aliado quando trata-se de doenças virais.

Proteção: a vitamina E protege as membranas biológicas dos nervos, músculos e do sistema cardiovascular. Também prolonga a vida dos glóbulos vermelhos e tem um papel essencial no nosso organismo, ajudando na absorção e utilização de outra vitamina essencial,  a vitamina A.

Benefício para determinados órgãos: alguns órgãos recebem diretamente as propriedades da Vitamina E. O maior exemplo é o pulmão, pois diminui os efeitos nocivos do cigarro. Outro órgão é o fígado, já que ela exerce o mesmo efeito referente ao cigarro com os efeitos gerados pelo álcool. Por fim temos o coração, que devido a sua ação antioxidante, diminui os riscos do desenvolvimento de problemas coronários. Seu poder de relaxamento dos vasos sanguíneos, beneficia aos pacientes hipertensos e cardiopatas.

Dicas

Presente em tantos alimentos, a vitamina E é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Para consumi-la, basta adotar uma alimentação equilibrada e que contenha alimentos citados acima.

Por ser conhecida como “vitamina da juventude”, consumir os alimentos que contenham vitamina E poderá proporcionar um envelhecimento de maneira saudável – já que ela fortalece todo o nosso corpo.

Receitas reeducação alimentar

Custom Search

Compartilhar: