Vitamina B3 ou Vitamina PP – Niacina

A Vitamina B3, também chamada de Niacina ou Vitamina PP, é uma vitamina de extrema importância para a saúde humana. Sua presença no organismo é vital para diversas funções celulares, mas a principal delas é a produção de energia.

Essa vitamina ajuda o corpo a produzir energia ao ajudar as células a utilizarem, da melhor forma possível, os demais nutrientes que recebem por meio da alimentação.

A vitamina B3 também está associada à produção de hormônios pelas glândulas suprarrenais. Estes hormônios estão relacionados à atividade sexual e ao bem-estar, o que faz com que a Niacina seja de vital importância no tratamento de casos de depressão.

Uma função secundária da niacina é o controle do nível de colesterol do sangue. Ou seja, a vitamina B3 é fundamental para a boa saúde.

Fontes de vitamina B3

Há várias fontes de vitamina PP na alimentação humana:

  • Carnes magras,
  • Ovos,
  • Laticínios,
  • Cogumelos,
  • Fígado,
  • Peixes e
  • Amendoim

Essas são as principais fontes desta substância. Entre os vegetais está na cenoura, no tomate, brócolis e nas frutas em geral, que são boas fontes. Outras fontes possuem quantidades menores de Niacina, mas estas não são tão comuns como as já citadas.

A quantidade ideal de consumo diário de dessa vitamina é de aproximadamente 13 mg por dia. Outro cálculo é feito com base na dieta de calorias diárias: a cada 1000 calorias consumidas, 6,6 mg de Niacina devem se ingeridas. Estas quantidades são calculadas com base numa média, mas variam de organismo para organismo.

Carência de vitamina PP no organismo

A falta de vitamina B3 no organismo pode acarretar em vários problemas sérios. Desde simples diarreias até quadros de depressão, insônia e irritabilidade. É importante que as pessoas mantenham uma alimentação correta e ingiram a quantidade certa de Niacina diária.

Grávidas, lactantes, crianças e idosos precisam ingerir quantidades diferenciadas de vitamina PP diariamente. Enquanto mães e grávidas precisam aumentar a dose diária da substância, crianças e idosos podem tomar doses menores, mas tudo vai depender das necessidades de cada organismo.

Se você mantém uma alimentação balanceada e saudável, não precisa se preocupar com a deficiência de vitamina B3 no organismo, mas se apresentar sintomas de problemas como os citados acima, procure seu médico.

diabetes controlada