Treino Funcional Emagrece

Hoje em dia existem várias maneiras para se emagrecer e obter um corpo definido – algo que muitos desejam. Uma dessas novas práticas é o treino funcional, realizado nas academias e que está chamando cada vez mais atenção para os seus trabalhos.

Esse tipo de trabalho permite que o indivíduo acione seus músculos e articulações de forma global, desenvolvendo coordenação motora, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, força e aptidão cardiorrespiratória por meio de exercícios que deixam um pouco de lado os aparelhos utilizados em uma aula de musculação.

Confira abaixo algumas explicações sobre esse tipo de treinamento que se tornou popular:

O que é treinamento funcional?

treinamento funcionalPara que um treino seja funcional, é preciso levar em consideração as atividades realizadas por cada pessoa no dia a dia. Sendo assim, alguém que trabalha em um escritório de frente para o computador precisa de um treino diferente de quem trabalha em uma linha de produção.

Os movimentos executados devem integrar todos os grupos musculares e não trabalhar com eles de maneira isolada, levando em consideração os movimentos naturais que o corpo realiza – agachar, empurrar, girar, pular, correr, etc. Todos são executados nos planos baixo, médio, alto, vertical e horizontal.

Os exercícios funcionais não exigem nenhum tipo de equipamento e a sua execução é feita em grande maioria por movimentos básicos, utilizando apenas o seu peso corporal para ter bons resultados.

A sua prática costuma ser feita sempre com um personal trainer, mas vem ganhando espaço também em academias que passaram a oferecer a modalidade. Além das academias existem estúdios especializados que oferecem somente este tipo de treinamento. Por ser um tipo de exercício que não necessita de equipamentos, pode perfeitamente ser feito em casa, sem ocupar grande espaço. 

Exercícios básicos do treinamento funcional

Para fazer um treino funcional não é necessário muito. Melhor: não precisa de nada que esteja longe do seu alcance. Para iniciar, você não precisa de nenhum aparelho e apenas de força de vontade e dedicação.

Para iniciantes, realizar duas séries de agachamento, seguida por flexões com o máximo de repetições que conseguir durante 20 segundos, é um grande passo. Na medida em que o seu corpo aguentar o nível dos treinos, você poderá agregar aos seus trabalhos novos exercícios.

Entretanto, o resultado desejado só será conquistado se você executar os exercícios funcionais de maneira correta e sem os famosos “roubos” na contagem das séries. Esse procedimento, realizado cinco dias por semana, trará grandes benefícios em pouco tempo.

treino funcional

O Treino funcional emagrece e proporciona outros benefícios.

Além de ser uma ótima alternativa para quem quer emagrecer de forma saudável, o treinamento funcional melhora diversos aspectos. Entre esses estão a postura, a flexibilidade, a coordenação motora, a força e a aptidão cardiovascular e muscular.

Com o treino funcional é possível melhorar o tônus muscular, aumentar a massa magra e diminuir o percentual de gordura, o que auxilia na definição do corpo. Por movimentar muitos músculos num mesmo exercício, aumenta também a frequência cardíaca e, assim, otimiza a queima de calorias e ajuda a perder peso.

É sempre bom lembrar que uma boa alimentação é garantia de bons resultados em quaisquer exercícios.

 

a-saúde-brota-da-natureza

Compartilhar: