Soro Caseiro para Desidratação

Fazer o soro caseiro é bem fácil, basta adicionar duas colheres rasas (sopa) de açúcar e 1 colher rasa (café) de sal em 1 litro de água filtrada ou fervida. Ele é indicado em casos de desidratação decorrente de diarreia e/ou vômitos.

O soro caseiro tem como função repor a água e os sais minerais perdidos pelo organismo, quando acometidos por vômitos ou diarreia, mas só deve ser utilizado em casos de emergência, ou seja, nos sintomas iniciais da desidratação, pois nem sempre se consegue aplicar as doses corretas de sal e açúcar. Se a proporção estiver muito longe da concentração certa, uma criança desidratada por sofrer convulsões.

Antes de ingerir ou oferecer a uma criança, o soro caseiro deve ser provado e constatado que seu sabor seja menos salgado que uma lágrima, por exemplo.

Existem, também, as soluções de reidratação oral, que são encontradas em farmácias e contém as medidas exatas de glicose, cloreto de sódio e potássio. Esses sais de reidratação vêm em sachês e basta dissolver o conteúdo em um litro de água filtrada ou previamente fervida, o que evita erro na dosagem ao preparar a solução.

Como preparar o soro caseiro

A medida exata dos ingredientes é de 3,5g de sal e 20g de açúcar para cada litro de água.

Receita para 1 litro de soro caseiro

1 litro de água previamente fervida ou filtrada.

1 colher (sopa) bem cheia de açúcar (ou 2 colheres rasas).

1 colher (café) rasa de sal.

Para fazer o soro caseiro na medida certa, a UNICEF criou uma colher padrão, que é fornecida gratuitamente em postos de saúde ou na farmácia popular.

soro-caseiro-receita-copo-200mlReceita de soro caseiro para 1 copo de 200ml


1 copo de 200 ml de água fervida ou filtrada.

2 medidas rasas de açúcar (lado maior da colher padrão).

1 medida rasa de sal (lado menor da colher padrão).

 

Como tomar o soro caseiro

Depois de adicionar os ingredientes, misture bem para que a solução fique bem dissolvida e tome, ou sirva, em pequenas doses ao longo do dia.

O ideal é que seja ingerida a mesma quantidade perdida por causa da diarreia ou vômito. Essa é uma quantidade difícil de ser mensurada, então ao servir uma criança, utilize sempre uma colher ou copo pequeno, logo após evacuar ou vomitar. Continue alimentando normalmente, para que a recuperação seja mais rápida.

A solução de soro caseiro deve ser consumida no mesmo dia, se houver sobra, esta deve ser descartada e no dia seguinte fazer novamente.

Para que serve o soro caseiro

O soro caseiro é uma solução paliativa, ou seja, ele não cura a doença, como dengue ou gastroenterite, mas previne a desidratação causada pela perda de líquidos e sais minerais decorrentes da diarreia e/ou vômitos. Se a criança vomitar logo após ingerir a solução, deve ser levada ao médico para que seja diagnosticada a causa e um tratamento adequado seja indicado.

Essa solução também pode ser ministrada em animais domésticos como cães e gatos, se necessário.

Contra indicação do soro caseiro

Pessoas que sofrem com diabetes e as que se encontram em um quadro avançado de desidratação, não devem tomar o soro caseiro, pois ele não corta a diarreia nem o vômito, apenas repõe os líquidos e minerais perdidos. Nesse caso, a orientação médica é necessária e é a indicação mais adequada.

diabetes controlada