Sibutramina Emagrece – Conheça os Efeitos e Cuidados

A sibutramina é uma substância geralmente encontrada em medicamentos que servem para tratar a obesidade em seus três níveis. Ela emagrece porque é capaz de inibir a sensação de fome e atua diretamente no sistema nervoso do indivíduo.

É utilizada no tratamento de obesidade mórbida, quando o paciente tem muita dificuldade em emagrecer por meio de dietas e exercícios físicos.

Sua comercialização é proibida em alguns países, como por exemplo, nos Estados Unidos, mas a ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) resolveu mantê-la a venda desde que com prescrição médica.

Sibutramina emagrece?

SibutraminaA sibutramina foi concebida para ser utilizada como antidepressivo, mas devido ao fato de conseguir diminuir o apetite, passou a ser utilizada por pessoas que buscam, por meio de remédios, um método de emagrecimento que as façam sair da obesidade, que deve ser olhada e tratada adequadamente. Portanto, a sibutramina emagrece mas deve ser utilizada com muito cuidado e, sempre, de acordo com indicação médica.

Indicações da sibutramina

A sibutramina é indicada a pacientes obesos com massa corporal (IMC) acima de 30 kg/m2 e associada a outros fatores como: diabetes, dislipidemia, hipertensão arterial etc.

Efeitos colaterais da sibutramina

Assim como qualquer medicamento, a sibutramina pode causar diversos efeitos colaterais, sendo os mais comuns a insônia, náuseas, tonturas, vômitos, dores muscular e de cabeça, dor nas articulações, modificações da libido, cólicas menstruais intensas, boca seca e prisão de ventre.

Os menos comuns são: alterações mentais, mudanças repentinas de humor, arritmia cardíaca, dor no peito, visão embaçada, edema, problemas ao urinar. Em qualquer um desses casos é importante conversar com o médico a respeito.

sibutramina efeitos colaterais

Como utilizar a sibutramina

É importante que ao longo do tratamento com sibutramina ocorra uma certa dedicação por parte do paciente para assegurar a eficácia da sibutramina. A prática de atividades físicas e a realização de dietas balanceadas são fundamentais para o bom desempenho do tratamento.

Sem uma reeducação alimentar adequada e orientada por um profissional, se usada apenas como inibidor de apetite, a sibutramina não conseguirá agir corretamente, havendo risco de que o paciente, ao término do tratamento, ganhe o peso perdido novamente.

Caso não seja notada nenhuma diferença no peso em um período que se estende por quatro semanas, o médico deve ser imediatamente procurado, pois nesse caso, o melhor procedimento a ser tomado é a suspensão do uso do medicamento.

Contra-indicações da sibutramina

A sibutramina deve ser administrada com muita cautela, porque é um remédio de ação neurológica. Durante seu uso o consumo de bebidas alcoólicas é terminantemente proibido. Além disso, ela deve ser evitada por alguns tipos específicos de pacientes como:

  • Gestantes
  • Lactantes
  • Pessoas que fazem uso de algum antidepressivo
  • Pacientes com hipertensão arterial ou pulmonar
  • Distúrbios alimentares, como a anorexia
  • Casos de depressão
  • Doenças cardiovasculares

Cuidados com a sibutramina

Vale ressaltar que a sibutramina é um medicamento bastante delicado e seu consumo deve ser orientado por um profissional. A venda por telefone ou internet é proibida. Para adquirir o remédio, o paciente precisará de uma receita e assinará um termo de responsabilidade.

Para os profissionais da saúde, essas medidas severas adotadas pela Anvisa são as maiores responsáveis por incentivar o comércio ilegal do produto, por meio da internet e, até mesmo, algumas farmácias. As que são pegas comercializando a sibutramina, sem receita médica, podem levar multa de até R$ 1 milhão.

Infelizmente o comércio ilegal é uma realidade e muitas pessoas, apenas por fatores estéticos, acabam comprando e consumindo a sibutramina de forma indiscriminada, sem de fato, entenderem o risco que estão causando para a sua própria saúde.

Veja o que diz um endocrinologista da USP, em uma entrevista com o Dr. Dráuzio Varela.

O diadesaude.com ressalta que, de maneira nenhuma, incentiva a compra ou o comércio ilegal de quaisquer produtos ou medicamentos controlados e/ou proibidos. Este artigo tem a única e exclusiva intenção de informar o leitor.

Links úteis:

 

Diabetes Controlada

PRECIOUS BOOSTER - CONTÉM 1G