Saúde Bucal – Alimentos que Ajudam a Prevenir Doenças da Boca

Alimentos ajudam a prevenir doenças bucais.

O seu sorriso é o seu cartão de visitas. Provavelmente você já ouviu essa frase em algum momento da sua vida, em alguma campanha publicitária ou conversa cotidiana.

E, realmente, o nosso sorriso é um dos traços mais marcantes do nosso rosto, capaz de se tornar uma marca muito positiva na vida de quem temos contato.

Justamente por isso, as pessoas estão cuidando muito mais dos dentes e se empenhando em ter uma saúde bucal perfeita.

Contudo, não é apenas com a ajuda da escova e pasta de dentes que a nossa saúde bucal está completa: a nossa alimentação também possui um papel extremamente importante nesse contexto.

Alimentos que auxiliam na saúde bucal

Ter uma alimentação balanceada e cheia de nutrientes pode ser o que estava faltando em sua rotina de cuidados com a saúde bucal.

Pode até parecer estranho, mas muitos alimentos auxiliam não só na saúde do corpo, mas se tornam essenciais para manter a limpeza da boca.

Além disso, grande parte desses alimentos você pode consumir ou já consome com facilidade em seu dia a dia e, agora, terá mais motivos para tê-los como seus aliados.

Dentre os principais alimentos que podemos destacar no auxílio da saúde bucal estão:

Cenoura

A cenoura ajuda a manter a boca hidratada pois é rica em vitamina A, além de estimular a salivação e facilitar a remoção da placa bacteriana.

Água

A água é importante não só para os nossos órgãos, mas também para a nossa boca por atuar como um forte mecanismo de limpeza.

Mais ainda, ela auxilia no desenvolvimento da saliva, responsável pela umidade e limpeza da boca.

Brócolis

O brócolis é um grande aliado para a produção do esmalte dos dentes, por conta do alto número de ferro e cálcio presentes no alimento.

O esmalte dos dentes é uma camada de proteção que evita a produção de cáries, evitar a necessidade de recorrer a obturações ou retirada dos dentes.

Contudo, cabe ressaltar que em caso de necessidade da remoção dental, existem procedimentos como o implante dentário preço médio que podem devolver um sorriso bonito e com mastigação efetiva.

Para isso, é preciso buscar por consultórios odontológicos especializados nesse tipo de atendimento e que conte com profissionais experientes.

Castanha do Pará

Esse alimento já era utilizado para a prevenção de doenças cardiovasculares e para o bom funcionamento do cérebro.

Mas para destacar ainda mais perante aos nossos olhos, recentemente, foi descoberto que a castanha do Pará também possui uma grande importância para a saúde dos dentes.

Os óleos presentes nas castanhas auxiliam na formação de uma película protetora sobre os dentes.

Vale dizer que a falta dessa película é uma das causas principais para o amarelamento dos dentes.

Para dentes já amarelados, a busca por um clareamento consultório que diminua os estragos causados pelo consumo excessivo de café ou de comidas que possuem corante pode ser a opção mais indicada.

Além disso, cabe dizer que esse alimento auxilia na remoção de resíduos presentes na boca e nos dentes.

Maçã

A cada mordida a maçã consegue auxiliar na limpeza dos dentes, tornando-os mais brilhantes.

Isso acontece porque os minerais que existem na fruta atuam de forma a realizar uma limpeza mais profunda em nossa dentição.

Morango

Além de ser uma fruta extremamente saborosa, o morango é uma excelente opção para aqueles que desejam manter os dentes mais brancos.

O ácido málico presente em grande quantidade na fruta auxilia diretamente na remoção de manchas. Além da vitamina C, que auxilia no combate às cáries e a gengivite.

Contudo, a busca por um sorriso mais branco se tornou comum, bem como o tratamento de manchas também pode se fazer necessário.

Para diminuir as manchas e apresentar um sorriso mais brilhante, para além da fruta, uma medida é recorrer à aplicação de lente de contato dental.

Frango

Esse é um alimento cariostático, ou seja, tem grande ajuda no tratamento e combate de cáries.

As cáries acontecem pela presença excessiva de restos de comida ou açúcar. Por conta do frango ser cariostático, ele consegue agir nessas substâncias, interferindo na produção da cárie.

Contudo, cabe ressaltar que apesar desse auxílio, o consumo do frango não anula a importância de realizar uma boa escovação após ingerir o alimento.

Ovo

Assim como o frango, o ovo também auxilia na prevenção de cáries, pois é um alimento cariostático.

Seu consumo, além de firmar músculos, também deixa os dentes mais fortes e brancos.

Salmão

Por fim, o salmão é um alimento rico em vitamina D e cálcio. Por isso, ele é indicado para aqueles que possuem dentes sensíveis, seja consumido cru, assado ou grelhado.

Para além de uma alimentação saudável, de modo a manter uma boa saúde bucal, realizar uma boa higiene também é importante.

Alimentos ajudam a prevenir doenças bucais.

Alguns cuidados essenciais para manter a saúde dos dentes.

1.  Realize a higienização bucal de maneira correta

Para evitar problemas como cáries e tártaro, realize uma higienização completa, passando a escova com precisão em todos os dentes e dando um pouco mais de atenção para os dentes de trás, realizando movimentos circulares.

Lembre-se que precisão não é força. Mesmo com uma escovação caprichada, evite forçar a escova contra os dentes para evitar o surgimento de feridas na gengiva.

Após escovar os dentes, também escove a língua. Afinal, ela também guarda resíduos de comida.

Para auxiliar nesse processo, algumas escovas já são vendidas com o limpador lingual embutido.

2.  Use creme dental com flúor

Escolha um creme dental com flúor, pois esse mineral ajuda a proteger os dentes das bactérias que causam a cárie e a gengivite.

Opte por pastas dentárias não ásperas para evitar o desgaste do esmalte do dente.

3.  Use fio dental

Por conta da pressa, acabamos esquecendo de usar o fio dental. Em outros casos acabamos não imaginando o tamanho da importância de utilizá-lo no nosso cotidiano.

Por isso, saiba que somente com o uso do fio dental que é possível tirar os resíduos de comida que ficam entre os dentes e próximo das gengivas.

A anulação total do uso do fio dental diariamente é uma das maiores causas de recorrências ao procedimento implante dental, por conta da perda da firmeza e saúde dos dentes junto a gengiva.

Já para os casos em que esse procedimento se fizer necessário para recuperação da mordida e qualidade da mastigação, é importante buscar por uma clínica que realiza o implante dental com materiais de qualidade.

Por mais complicada e corrida que seja a sua rotina, procure escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia, ou após todas as refeições.

Também consulte o seu consultório regularmente, no mínimo duas vezes ao ano, para garantir a sua saúde bucal.

Não se esqueça que cuidar dos seus dentes pode evitar gastos e problemas para toda vida.

Conteúdo produzido por Dayane Goes, redatora da rede Vue odonto.