Rivotril (Clonazepam) – Para Que Serve e Quais os Efeitos

O Rivotril, também conhecido como Clonazepam, é um remédio da lista dos chamados de tarja preta. É muito utilizado em diversos tratamentos, porém possui também vários efeitos colaterais, então a sua utilização exige muitos cuidados.

Para que serve o Rivotril?

Rivotril é um medicamento que está na classe dos benzodiazepínicos, como já dito acima, é um remédio controlado de tarja preta. O Clonazepam (rivotril) é um remédio ansiolítico, o que significa que ele atua direto no seu sistema nervoso central.

É indicado para pessoas que sofrem de síndrome do pânico, convulsões e epilepsia. Resumindo basicamente, o Rivotril atua no local do sistema nervoso que é responsável por nos deixar psicologicamente estáveis e sempre em estado de alerta.

Quais os Efeitos do Rivotril (Clonazepam)?

O Rivotril (Clonazepam) pode trazer diversos efeitos colaterais durante o seu uso. Um dos principais, é tornar o paciente dependente depois do uso por alguns meses. Também há alguns efeitos que ocorrem apenas no início e desaparecem com o tempo ou alterações na dose que o paciente utiliza.

Esse remédio pode causar também sonolência, diminuição da capacidade de concentração e coordenação motora do paciente, um cansaço repentino e até amnésia. Pode causar também dores musculares, tonturas e distúrbios do sono.

Outros efeitos colaterais do uso do Rivotril (Clonazepam) podem levar pacientes que possuem um nível muito alto de depressão a ter pensamentos suicidas. Além disso, pode ter um efeito adverso em alguns pacientes, que ao invés de diminuir a atividade do sistema nervoso, ele pode deixar o paciente agressivo, hiperativo e até causar alucinações, mas isso depende da pessoa, não ocorre com todos os usuários.

Que Cuidados Devemos Ter com o Rivotril?

O principal cuidado é verificar, antes de seu uso, se você possui alergia aos componentes do remédio e algum tipo de doença no fígado, rins ou pulmões, indicando isso para o seu médico ou farmacêutico.

O Clonazepam causa muita sonolência e tonturas, portanto, não é indicado para pessoas que trabalham utilizando máquinas pesadas e atividades nas quais é necessário estar sempre alerta, assim trazendo segurança para si e para as outras pessoas à sua volta. Também é proibida a ingestão de bebidas alcoólicas durante o uso do Rivotril.

Recomendações Rivotril (Clonazepam)

Rivotril é um remédio que pode ser usado tanto por adultos e idosos quanto por crianças. Porém, para as crianças, efeitos de longo prazo como o desenvolvimento físico e mental podem ocorrer com algum atraso ou pequenos problemas.

Quanto aos idosos, os riscos para a saúde podem ser grandes também, pois os efeitos são mais fortes, podendo causar quedas, tonturas mais intensas, sonolência e confusão.

rivotril clonazepam para que serve efeitos

O preço do Rivotril (Clonazepam) é bem acessível, podendo variar de R$ 5 a R$ 20. O seu uso apenas pode ser recomendado por um médico especialista e não deve ser utilizado sem esse acompanhamento.

O Rivotril (Clonazepam) pode ser comprado apenas com receita médica, não poderá ser adquirido em local nenhum sem esta receita.

Jamais utilize este tipo de remédio sem consultar previamente um médico, pois apenas um especialista poderá indicar se há necessidade.


 

ebook_10_melhores-sucos-detox-para-emagrecer

Baixe GRÁTIS o Ebook  "10 Melhores Sucos Detox para Emagrecer"!image/svg+xml
Compartilhe esse artigo e tenha acesso imediato ao Ebook GRÁTIS!



Atenção: O Dia de Saúde é um meio de divulgação, em linguagem acessível, sobre temas relacionados a saúde e bem estar. Toda a informação contida no site não deve ser utilizada para substituir qualquer diagnóstico ou prescrição médica. Recomendamos que o leitor sempre consulte um profissional de saúde.