Rinoplastia – Cirurgia do Nariz – O que é e Porque Fazer

Rinoplastia pode proporcionar nariz perfeito e eliminar alguns problemas de saúde.

Independente do formato do nariz, sendo achatado, núbio ou arrebitado, ele é uma das principais características físicas do rosto de uma pessoa.

O seu formato varia conforme a genética dos pais. No entanto, para ter um equilíbrio do seu rosto é importante que exista a harmonia entre suas características.

Deste modo, a rinoplastia pode funcionar de diferentes formas técnicas e servir para pequenas imperfeições de algumas áreas restritas. Além disso, ela pode servir para tratar de outros tipos de deformidades.

Proporções faciais

Existe uma grande dúvida se o seu nariz se encaixa com o seu rosto, ou então se o seu queixo está em proporção ao seu rosto. No geral, um perfil atraente tem como característica um equilíbrio.

Caso você esteja considerando uma cirurgia plástica do nariz o ideal é consultar um profissional para avaliar a sua face. O especialista irá observar cada recurso e como isto pode afetar a sua aparência.

Deste modo, ao observar o seu rosto o médico leva em consideração suas proporções faciais. Portanto, do ponto de vista frontal o nariz precisa estar dentro das linhas paralelas que são traçadas para baixo dos cantos internos
dos olhos para as narinas.

A partir disto a base do nariz precisa ser triangular, inclusive as narinas devem estar simétricas.

Cirurgia plástica do nariz ou nasal

Para os pacientes que desejam melhorar a forma do seu nariz é solicitado a mudança da simetria, ou seja, aumentar ou diminuir o nariz em tamanho ou reduzir uma corcova, ou sua ponta. Assim para trazer mais equilíbrio para o seu rosto o ideal é consultar um cirurgião plástico. O médico vai determinar o plano correto para que você
apresente um perfil equilibrado e bonito.

Além disso, o processo também tem associação quando o paciente faz queixas de problemas relacionados aos defeitos congênitos. Neste caso são:

  • Problemas respiratórios (desvio do septo);
  • Hipertrofia de cornetos;
  • Hipertrofia de adenoides;
  • Deformidade pós-trauma (fratura);
  • Deformidade adquirida (rinofima), entre outros.

Rinoplastia para técnica reparadora e estética

A rinoplastia pode ser a solução para a correção do nariz, entretanto, além de servir para estética ele também pode corrigir desvios de septos, diminuir carnes esponjosas, entre outros.

Para quem sofre de desvio de septo sabe como o deslocamento lateral da parede entre as narinas a cirurgia plástica do nariz é uma boa alternativa. 

Quem tem esse problema sente alguns sintomas, como sinusite, perda da qualidade do sono, diminuição do olfato e do paladar. Mas eles não param por ai, já que pode interferir na performance esportiva e até mesmo na qualidade
de respiração.

Em muitos casos, o problema não tem uma causa definida e pode ser consequência da anatomia humana, ou então um traumatismo. Nesta circunstância a rinoplastia é uma das soluções.

Este tipo de cirurgia ocorre no septo e tem a função de corrigir a parede de cartilagem que faz a divisão do nariz interno até o meio. No entanto, muitos pacientes optem pelo procedimento para correção do nariz.

rinoplastia

Os pacientes que sofrem com hipertrofia de carnes esponjosas (crescimento do lado do septo) o médico pode sugerir a operação. A principal função deste tecido é esquentar e umidificar o ar. Quando o paciente sofre de alguma alergia
ele acaba obstruindo esta passagem de ar.

A rinoplastia também é indicada para quando existe uma má qualidade dos tecidos do nariz, como a pele.

No geral, quem possui uma insatisfação e procura por uma melhora do seu nariz ou da aparência, a rinoplastia pode corrigir as imperfeições de modo total ou parcialmente, conforme o caso. Lembrando que os interessados devem procurar um cirurgião plástico renomeado e que apresentes conhecimentos técnicos excepcionais.

Custom Search
Compartilhar: