Benefícios da Quinoa – Propriedades – Para Que Serve – Como Consumir

quinoa

A quinoa ou quinua, conhecida por seu alto teor de proteína e amplamente consumida na região dos Andes, é considerada um pseudo cereal, com nutrientes semelhantes aos do arroz e do trigo.

Com alto valor biológico, assim como o amaranto, seu potencial é muito maior do que se imagina, o uso da quinoa nas dietas regulares de homens e mulheres de todas as idades pode e deve ser estimulado por todos os lugares.

Saiba um pouco mais sobre o alimento e descubra suas vantagens no organismo, pronto a aplicar este novo elemento em sua dieta, junto às refeições comuns do dia a dia.

Propriedades da Quinoa

Com um bom espaço na mesa dos brasileiros, a quinoa é um dos alimentos mais completos da natureza, em valor nutricional já conhecidos, sendo um excelente componente da nossa refeição diária.

Cada 100 gramas de quinoa contêm 15 gramas de proteínas, 68 g de carboidratos, 9,5 mg de ferro, 286 mg de fósforo, 112 mg de cálcio, 5 g de fibras e 335 kcal.

As sementes de quinoa são ricas em ômega 3, ômega 6, vitaminas, minerais e fibras e suas folhas, muito utilizadas para fazer sopas, também contam com o mesmo potencial dos grãos. Pelo amplo valor nutritivo, a quinoa é usada como matéria prima de diversos pratos, podendo substituir até mesmo o arroz, como principal grão consumido em sua refeição.

Servindo para acompanhar quaisquer pratos com carnes, peixes ou frango, o alimento ainda conta com alta taxa de lipídeos e carboidratos.

Quinoa Emagrece?

quinoaSua utilidade em dietas de emagrecimento vem da riqueza de fibras, capaz de garantir a sensação de saciedade por muito tempo no organismo, auxiliando no controle da alimentação e na alta absorção de nutrientes no corpo.

Veja também: Psyllium – Benefícios e Propriedades

Benefícios da Quinoa

Além de ajudar a emagrecer, as substancias naturais da quinoa são uteis para o controle emocional, sendo constantemente associadas ao alivio de sintomas de tensão pré-menstrual e menopausa.

Além desses benefícios, a quinoa ainda pode ser útil para:

  • Regularizar o intestino;
  • Aumentar a disposição,
  • Retardar o envelhecimento precoce,
  • Recuperar as  fibras musculares do corpo,
  • Combater problemas urinários,
  • Prevenir doenças do fígado,
  • Reduzir o risco de osteoporose,
  • Combater os radicais livres, devido aos efeitos antioxidantes,
  • Aliviar sintomas associados a doenças do coração,
  • Controlar níveis de colesterol, glicemia e triglicérides no sangue, entre outros.

Como consumir a quinoa

A quinoa pode ser misturada em sopas, saladas, sucos, risotos, pães, bolos e tortas, no seu formato de sementes. Já quando consumida em forma de flocos, a mesma pode servir para o consumo junto a iogurtes, vitaminas ou saladas de frutas.
Como farinha, a quinoa pode ser usada como base para fazer pães, pudins, mingaus e biscoitos.

Quinoa, um dos alimentos mais saudáveis e completos

Na busca por alternativas para dietas mais naturais e saudáveis, muitas pessoas procuram por elementos diferenciados na composição de suas refeições diárias, contando com alimentos variados para preparar pratos mais magros e nutritivos.

Dentro dessa perspectiva de busca saudável, a quinoa tem se tornado querida pelo amplo potencial na dieta regular de atletas e praticantes de atividades físicas.

Trazendo diversos benefícios para a formação e manutenção muscular, além de colaborar ativamente para o equilíbrio da saúde cardiovascular, a quinoa é uma boa opção a ser incluída na alimentação diária.

 

Links úteis: