
Também conhecida como cirurgia plástica do nariz, a rinoplastia é um procedimento cirúrgico e estético que cada vez mais ganha adeptos.
Sua principal função é aperfeiçoar o perfil do nariz, alterar a ponta do órgão ou diminuir a largura do osso, deixando o rosto do paciente mais harmônico e turbinando sua autoestima.
No entanto, também existem situações em que a rinoplastia é um procedimento de finalidade médica, já que esta cirurgia plástica pode melhorar a respiração do paciente.
O procedimento é bastante comum após a realização da cirurgia para desvio de septo, por exemplo.
No entanto, alguns cuidados pré e pós-operatórios são necessários para que o paciente possua alcance na cicatrização e evite complicações.
Quando a rinoplastia é indicada?
A rinoplastia é recomendada em alguns casos em que o paciente tenha o objetivo de corrigir determinadas imperfeições.
Além de melhorar a respiração após a cirurgia do desvio de septo, a pessoa deve buscar pela intervenção cirúrgica se almejar:
- Diminuir a largura do osso do nariz;
- Modificar a direção da ponta do nariz;
- Alterar a ponta do nariz;
- Diminuir narinas arrebitadas, grandes ou largas;
- Inserir enxertos para promover correções da harmonia facial.
É importante salientar que, antes da cirurgia plástica, é de praxe que o médico solicite a realização de exames laboratoriais, podendo até mesmo suspender algum medicamento que o paciente consuma.
Os exames são necessários para identificar possíveis contraindicações.
Dentre as quais, merecem destaque o fato de o paciente estar em processo de recuperação de alguma doença grave, apresentar hipertensão arterial fora de controle, possuir doenças infecciosas, diabetes, problemas cardíacos severos ou dificuldade de coagulação do sangue.
É preciso salientar que muitos desses problemas são facilmente contornáveis por meio de um tratamento prévio, podendo haver a posterior liberação para a rinoplastia.
A cirurgia também só é indicada para maiores de 15 anos.
Cuidados necessários para uma boa cicatrização
O pós-operatório da rinoplastia, como qualquer intervenção cirúrgica, é delicado e exige cuidados e esforços do paciente.
A primeira missão é seguir à risca a orientação médica. Por ser um procedimento relativamente simples, a rinoplastia leva de 10 a 15 dias até que o paciente se recupere.
É normal que a pessoa apresente sangramento nasal, dor, desconforto e escurecimento da região nos primeiros dias.
Neste início, o paciente deve manter o rosto enfaixado, de modo a manter o nariz apoiado e protegido, como forma de incentivar a boa cicatrização.
O médico também pode receitar anti-inflamatórios e analgésicos com o objetivo de atenuar a dor e o desconforto do paciente nos primeiros 5 ou 10 dias depois da cirurgia.
Alguns esforços por parte de quem se submeteu à operação também são necessários, como evitar a exposição solar e a utilização de óculos de sol.
O paciente também precisa evitar fazer esforços físicos nos primeiros 15 dias após a cirurgia, ou até que o médico o libere.
Outro ponto a ser mencionado é a necessidade de dormir com a cabeça para cima.
Em geral, a rinoplastia é um procedimento adotado e divulgado cada vez mais por famosos por possuir resultados expressivos e satisfatórios, que visam a melhoria da harmonização da face, da autoestima e da correção de imperfeições no rosto das pessoas.