Qual a Melhor Dieta para Emagrecer?

Sem dúvida, a melhor dieta é aquela que não vai agredir seu organismo ou provocar algum transtorno de ansiedade.

Diante de tantas dietas novas, lançadas em todo o verão, com tantas novidades e modismos, ficamos tentados a experimentar a que achamos melhor.

Dieta da papinha do bebê, dieta da lua, dieta da gelatina, dieta do sol… São tantas as novidades que se torna difícil entender todas e escolher apenas uma. Mas nem sempre esse “melhor” é o adequado.

Se você quer emagrecer com saúde mas, por algum motivo, não pode fazer uma consulta com um especialista ou elaborar um plano de emagrecimento saudável com uma nutricionista e pretende iniciar uma dieta por conta própria, sugerimos aqui não uma dieta, mas um plano com sugestões de alimentos que podem ser consumidos sem problema.

Mas nunca esqueça que toda restrição alimentar ou modificação, deve ser conduzida e orientada por um médico!

Afinal, cada regime é um “choque” no organismo e não sabemos o que pode desencadear. Portanto, se for elaborar a sua dieta sozinho, sem acompanhamento médico, evite fazer mudanças drásticas e rigorosas.

Listamos aqui os nove princípios de nutrição, para sua Melhor Dieta.

  • 1- Reduzir a quantidade de alimentos ingeridos.
  • 2- Diminuir o sal
  • 3- Fazer pequenos lanches ao longo do dia.
  • 4- Faça pratos bem coloridos. Quanto mais alimentos coloridos diferentes, maior a quantidade de vitaminas e minerais ingeridos.
  • 5- Evite gorduras e açúcar.
  • 6- Aumente a ingestão de fibras. Laranja com bagaços, ameixas, couve, cenouras cruas e mamão são os mais indicados.
  • 7- Consuma vitamina C e vitamina E. Essencial para repor a perda dessas vitaminas durante o regime, a fim de evitar que o organismo se ressinta da restrição de outros alimentos.
  • 8- Consuma mais peixe, linhaça e grãos como nozes, amêndoas e castanhas.
  • 9- Troque as farinhas brancas normais pelas farinhas integrais, quando for consumir bolos, pães, massas, biscoitos.
    Esses são os principais alimentos que devemos incluir em nossa alimentação, não apenas durante um regime alimentar.

A melhor dieta é a alimentação equilibrada

Quando consumir grãos como nozes, castanhas, amêndoas, lembre-se que a quantia mais indicada ao dia é de apenas 5 grãos. Evite encher um pote e ficar com ele por perto. Separe 5 grãos e guarde o pote.

Como em todo regime funcional que dê resultados, não basta apenas restringir alguns alimentos, mas também, diminuir a quantidade do que se come. Fique atento à quantidade da mesma maneira que observa a qualidade.

Saladas são permitidas à vontade, desde que sejam temperadas apenas com limão e uma pitada modesta de sal.

Quando falamos em frutas, não dizemos que é permitido comer, por exemplo, uma melancia inteira. Frutas contem açúcares, mesmo que natural. Escolha um grupo das suas frutas preferidas e intercale os dias de consumo entre elas.

Não caia na tentação de trocar seu suco de fruta natural por sucos em pó. O mesmo com refrigerantes ou sucos artificiais, mesmo os light. Se a vontade de mastigar algo diferente for muito grande, apele sem culpa pelos chicletes sem açúcar.

Troque, sempre que possível, o jantar por sopas. Para evitar o cansaço das panelas, cozinhe uma sopa a cada quatro dias e congele em pequenas porções: os nutrientes vão continuar presentes, mesmo quando descongelados e aquecidos. É uma opção perfeita, rápida e muito saudável.

Inclua aveia e alguns cereais no seu dia a dia. Uma opção deliciosa é mamão com aveia em flocos pequenos regado por um fio de mel.

Farelo de trigo, quinoa, semente de linhaça são aliados eficientes nas dietas, porque dão saciedade, regulam as atividades do intestinos e fornecem energia, além de serem do grupo de alimentos que combatem o envelhecimento.

qual a melhor dieta para emagrecer

Esses são os alimentos inteligentes: ajudam a perder peso, são ricos em vitaminas e nutrientes e ainda impedem o envelhecimento precoce! Sem dúvida, eles fazem parte da melhor dieta.


 

ebook_10_melhores-sucos-detox-para-emagrecer

Baixe GRÁTIS o Ebook  "10 Melhores Sucos Detox para Emagrecer"!image/svg+xml
Compartilhe esse artigo e tenha acesso imediato ao Ebook GRÁTIS!



Atenção: O Dia de Saúde é um meio de divulgação, em linguagem acessível, sobre temas relacionados a saúde e bem estar. Toda a informação contida no site não deve ser utilizada para substituir qualquer diagnóstico ou prescrição médica. Recomendamos que o leitor sempre consulte um profissional de saúde.