Psyllium Benefícios e Efeitos Colaterais

O que é Psyllium

A Psyllium é uma fibra natural que passou a ser consumida em território norte-americano há cerca de 75 anos, onde se disseminou para os outros cantos do mundo.

Com alta capacidade de absorção de água (graças à sua característica higroscópica), a Psyllium é obtida por meio da semente de uma planta nativa chamada Plantago Ovata, só encontrada no continente asiático, norte africano e regiões do Mediterrâneo.

Atualmente, a Psyllium é um dos mais eficazes laxantes naturais, uma vez que é extremamente rica em fibras, tanto solúvel como insolúvel.

E por mais que seja frequentemente apresentada como um laxante natural, as vantagens no consumo da Psyllium não param por aí. Ela também conta com inúmeros outros benefícios – para o intestino, para o emagrecimento saudável e também na saúde de modo geral.

Alguns desses benefícios são:

  • Melhora do sistema digestivo e trato intestinal como um todo
  • Por ser rica em fibras, a Psyllium, quando misturada à água no organismo, é capaz de reduzir drasticamente as taxas de glicose no sangue. Deste modo, ela auxilia tanto no emagrecimento como na melhora da condição de quem tem diabetes;
  • Além disso, tal função também atua de modo expressivo para a diminuição das taxas de colesterol ruim;
  • Coadjuvante no tratamento de hipertensão;
  • Efeito desintoxicante, uma vez que seu consumo ajuda a eliminar, por meio das fezes, impurezas e toxinas acumuladas em nosso organismo;
  • Tratamento de dores intestinais – com destaque para a prisão de ventre;
  • Benefícios para a saúde do coração e do cérebro, o que ajuda na prevenção de ataques cardíacos ou AVC – acidente vascular cerebral;

A Psyllium, por se tratar de uma fibra natural, pode ser consumida por indivíduos de qualquer faixa etária. Ela pode ser uma forte aliada, tanto na melhora de problemas de digestão, como também em dietas que visem o emagrecimento saudável.

Além disso, cabe ainda destacar que a Psyllium é capaz de aumentar os níveis de energia do indivíduo, o que traz efeitos extremamente positivos, não só para a saúde física como, também, para a saúde mental e/ou emocional.

 

Psyllium Emagrece?

Devido à capacidade da Psylluim absorver água rapidamente, ao ser ingerida e chegar ao estômago, ela aumenta de tamanho formando uma pasta, que provoca a sensação de saciedade, fazendo a pessoa comer menos e sentir menos fome, o que favorece o emagrecimento.

 

Cuidados ao consumir Psyllium

Apesar de ser natural, a Psyllium pode comprometer a ação de alguns medicamentos como: antiagregantes plaquetários, anti-depressivos, medicamentos para colesterol, diabetes e convulsões.

Seu uso também não é indicado a gestantes e pessoas com problemas renais ou algum tipo de transtorno no esôfago.

 

Efeitos Colaterais

A utilização dessa fibra deve ser acompanhada do consumo de água em grande quantidade, no decorrer do dia. Devido à sua alta capacidade de absorção, a falta ou quantidade insuficiente de água pode causar cólica, gases e obstrução digestiva

Alguns medicamentos que têm a Psyllium como base são: Bonvit, Fybogel e Metamucil.

Custom Search
Compartilhar: