Pistache – Propriedades e Benefícios

O sorvete de pistache é mais famoso do que o próprio pistache, fruto proveniente de uma árvore de mesmo nome, típica da Ásia.

Embora não seja uma planta tradicionalmente brasileira, hoje é possível comprar o pistache em quase qualquer lugar. Mas por que você faria isso?

Porque incluí-lo na alimentação diária pode proporcionar vários benefícios. Vamos ver quais são os principais!

Propriedades do Pistache

Primeiramente, o pistache é uma excelente fonte de energia, é rico em proteínas, fibras dietéticas e carboidratos. Mas muito cuidado para não exagerar no consumo, porque ele é também bastante calórico. 100 gramas podem oferecer mais de 500 calorias.

Quais os Benefícios do Pistache?

pistache benefícios e propriedadesO pistache é ótimo para prevenir e auxiliar no tratamento de problemas cardíacos. Tem o poder de reduzir os níveis de “colesterol ruim” (LDL) e de aumentar o “colesterol bom”, justamente por ter gorduras consideradas boas em sua composição.

O fruto não tem sódio, por isso, pode realmente ser consumido, sem medo, por quem sofre de hipertensão.

Várias substâncias que agem como antioxidantes também estão presentes no pistache, como a vitamina A, vitamina E e luteína. Elas combatem os radicais livres, amenizando os problemas causados pelo envelhecimento das células, além de prevenirem o acúmulo de placas nas artérias.

Esses antioxidantes que foram citados acima também contribuem reduzindo as chances de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o de pele, pulmão, próstata e outros.

Proteger o sistema nervoso é outro papel do pistache, nesse caso, graças à concentração de vitamina B6. Uma das funções dela é sintetizar a chamada mielina, que envolve as células nervosas para garantir uma comunicação eficiente e saudável entre elas, as chamadas sinapses.

Se você quer ter uma pele sempre bonita e saudável, também vai gostar de incluir o pistache na sua alimentação. As vitaminas dele protegem as membranas que envolvem as células e reduzem os impactos da radiação solar sobre a pele, além de evitar o seu envelhecimento e ressecamento.

Já os carotenoides presentes no pistache fortalecem o tecido e o músculo que formam o olho, evitando a famosa degeneração macular e deixando a retina mais segura.

Vale à pena dar uma chance para o pistache entrar em seu cardápio e aproveitar seus benefícios!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × cinco =

Atenção: O Dia de Saúde é um meio de divulgação, em linguagem acessível, sobre temas relacionados a saúde e bem estar. Toda a informação contida no site não deve ser utilizada para substituir qualquer diagnóstico ou prescrição médica. Recomendamos que o leitor sempre consulte um profissional de saúde.