
A cada 10 nutricionistas, 9 indicam ômega 3 para seus pacientes. Ele já foi apontado até como solução para inúmeros tipos de problemas de saúde.
Mas, o que é o ômega 3? Quais os benefícios e malefícios que podem ser encontrados? A quantidade encontrada em peixes é suficiente para as nossas necessidades ou é preciso suplementação? Ômega 3 emagrece? Tem efeitos colaterais?
Para tirar essas dúvidas, assim como outras que possam surgir, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o ômega 3, confira!
Para que serve o ômega 3?
O ômega 3 é um ácido graxo essencial (um tipo de gordura poli-insaturada) e indispensável para o bom funcionamento do organismo. Como nosso corpo não produz ômega 3, é necessário consumir alimentos ricos desse ácido graxo ou então consumir os suplementos à base de ômega 3.
O ômega 3 é composto por três tipos de ácidos graxos, são eles: O ácido eicosapentaenoico (EPA), ácido alfa-linolênico (ALA) e o ácido docosahexaenoico (DHA).
Benefícios do ômega 3
- Auxilia no controle da pressão arterial;
- Melhora o desempenho cognitivo;
- Possui efeito antitrombótico, regulando a atividade das plaquetas sanguíneas, protegendo assim o organismo de infartos e AVC. Pois evita o surgimento de coágulos no sangue e estimula a vasodilatação;
- Auxilia no tratamento contra a depressão;
- Reduz os níveis de colesterol e de triglicérides no sangue;
- Faz a pele ficar mais saudável;
- Proporciona uma melhora na saúde cardiovascular;
Seu consumo pode trazer vantagens para todas as etapas da vida. Durante a gravidez, contribui para o desenvolvimento do sistema nervoso do feto assim como o sistema imunológico. Durante a fase de lactação da criança, auxilia no desenvolvimento cerebral. É logo na infância que se inicia a contribuição para a redução dos níveis de triglicerídeos e do colesterol ruim.
Na terceira idade, o ômega 3 auxilia na plasticidade cerebral e na regulação dos receptores hormonais. Além de atuar contra as dores articulares e proteger o sistema nervoso central.
Alimentos com Ômega 3
Os alimentos mais ricos em ômega 3 são os peixes de águas profundas, como o bacalhau, salmão, sardinha e cavalinha (ricos em ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa, que são os mais saudáveis). As sementes de linhaça podem conter ácido alfa-linolênico, também uma fonte de ômega 3.
O ômega 3 emagrece?
Essa é uma das principais dúvidas a respeito do ômega 3. Ele auxilia sim no emagrecimento, pois proporciona uma melhora na ação da insulina, que estando estável, gera um melhor controle do apetite. Além disso, o ele também auxilia na regulação dos níveis de leptina do organismo, o que também melhora o controle do apetite. Com o organismo funcionando corretamente, o emagrecimento é potencializado!
Efeitos Colaterais
Os efeitos colaterais do uso do ômega 3 podem ser diversos, mas não superam os benefícios. São causados principalmente pelo consumo excessivo do ácido graxo e podem causar as seguintes reações:
- Gases;
- Azia e refluxo ácido;
- Fezes soltas;
- Cólicas abdominais;
- Risco de hemorragia;
- Hipotensão;
- Reações alérgicas;
Agora que você já conheceu os benefícios do ômega 3, não deixe de incluí-lo na sua dieta!
Índice do Conteúdo