Benefícios do Óleo de Coco – É Saudável? Saiba para que Serve, se Emagrece e como Consumir

Apesar de toda a publicidade que o óleo de coco tem tido ultimamente, é provável que todas as maravilhosas propriedades deste produto sejam muito surpreendentes para você.

Óleo de Coco é Saudável?

Recentemente, pesquisadores encontraram diversas evidências de que o óleo extraído do coco é saudável por ser rico em um tipo diferente das gorduras saturadas. Este, na verdade, é rico em triglicérides de cadeia média e considerado um dos melhores e mais completos alimentos da natureza.

Apesar deste óleo ser composto quase que inteiramente por gorduras, mais precisamente a saturada com 87%, diversos especialistas afirmam que as triglicérides de cadeia média (TCM) são melhor absorvidas pelo organismo, principalmente pelo fígado, e em seguida, já são transformados em energia, o que não causa um acumulo de gorduras no corpo.

A gordura saturada presente no óleo de coco, composta de triglicérides de cadeia média, pode se tornar uma verdadeira benção para seu corpo.

Em primeiro lugar, uma vez que nosso sistema endócrino precisa de gordura saturada para produzir os hormônios, o óleo de coco poderá ajudar as glândulas a fazer o seu trabalho.

  • Melhorar o metabolismo
  • Ter com mais energia
  • Ter o sistema imunológico mais resistente

Tudo isso você conseguirá com a ajuda do óleo de coco, pois ele fará uma grande diferença no seu sistema endócrino.

Além disso, a gordura saturada desempenha um grande papel no funcionamento do cérebro, de modo que o óleo de coco também faz diferença por lá. Ele pode até mesmo neutralizar alguns sintomas do mal de Alzheimer e outras doenças, mas infelizmente não irá curá-la, porém dará um maior alívio nos sintomas para que você ou seus entes queridos possam ter uma vida melhor.

Mas não é preciso focar apenas em comer gordura saturada. Na verdade, tudo em excesso faz mal, porém a gordura presente no óleo de coco pode te ajudar a perder peso.

E não é apenas dentro do corpo que as coisas boas acontecem usando o óleo de coco. Ele é excelente para a pele e cabelos.

Veja também: Óleo de Coco no cabelo

Óleo de Coco e Seus Benefícios para o Organismo

benefícios do óleo de cocoÓleo de Coco Emagrece

Em um primeiro momento, você deve estar se perguntando como as gorduras saturadas poderiam te ajudar a emagrecer, certo?

À partir de um estudo feito no Canadá no ano 2000, foi possível comprovar que a maioria das pessoas que consumiam frequentemente o óleo de coco apresentavam uma maior quebra de gorduras em comparação com pessoas que ingerem outros tipos de óleos.

Resumindo, o óleo de coco é melhor absorvido pelo organismo, é rapidamente convertido em energia e não acumula restos de gordura no corpo da pessoa que o consome.

Além disso, outro estudo feito aqui no Brasil, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, apontou que o consumo diário do óleo de coco ajuda na aceleração do metabolismo, uma vez que um dos seus componentes, o ácido láurico, faz com que as células do organismo trabalhem mais rapidamente, o que queima mais calorias.

Óleo de Coco produz sensação de saciedade

Um dos maiores inimigos de quem está querendo perder peso é o consumo impulsivo de alimentos ao longo do dia. Porém, uma ótima maneira de evitar com que isto aconteça é acrescentando a sua dieta o óleo de coco. Por que?

Diversos estudos já comprovaram que a ingestão do óleo de coco produz uma maior saciedade durante o dia, o que faz comer menos. De uma maneira cientifica, os TCM ativam hormônios como colecistoquinina, peptídeo YY e peptídeo inibitório intestinal.

Óleo de Coco evita a prisão de ventre e a diarreia

Apesar da prisão de ventre e um quadro de diarreia serem totalmente controversos, o consumo do óleo de coco pode estabilizar ambos, quando consumido adequadamente, por ser um alimento gorduroso que por, um lado faz com que o bolo alimentar seja digerido mais facilmente e, por outro, pelo fato das bactérias serem tiradas do intestino.

Óleo de Coco melhora a imunidade

Como já foi dito, o óleo de coco possui diversos compostos que ajudam a combater os radicais livres e, entre eles, estão o ácido láurico e o ácido cáprico. Estes dois últimos tem o potencial de modular o sistema imunológico, ajudando o organismo a aumentar as suas defesas e livrando-o de fungos, vírus e bactérias.

Óleo de Coco melhora o aspecto da pele

Por conter propriedades antioxidantes, o óleo de coco é um grande aliado das pessoas que estão em busca de uma pele perfeita.

Experimente limpar o seu rosto com óleo de coco. Ele irá fazer a sua pele ficar toda limpa e macia, e sem ter ingredientes químicos para se preocupar. E ele também irá desentupir seus poros.

Veja também: Óleo de coco na pele

Outras formas de Usar Óleo de Coco

O óleo de coco também é ótimo para escovar os dentes. Você pode colocar o óleo em sua escova de dentes e deixar as coisas boas acontecerem. Seus dentes irão ficar muito limpos e brilhantes.

Se você tiver problemas de gengiva, ou talvez esteja fazendo um tratamento de canal e não esteja se sentindo muito bem, você irá ficar muito feliz em saber que o óleo de coco não apenas irá limpar os dentes, mas também tem como característica ser antibacteriano, antiviral, antifúngico e anti-inflamatório.

Mais uma vez, sem ingredientes ruins para criar mais problemas.

Você tem um bebê com assaduras? O óleo de coco pode ser usado para curar o problema e ele também funciona para as assaduras de pessoas adultas.

Cortes e arranhões? O óleo de coco limpa a ferida enquanto suaviza a pele. Se você tem pele resistente, que amontoa-se e cria cicatrizes, você irá adorar essa parte.

Está com “pé de atleta”? Lembre-se que ele também é antifúngico! De cozinhas a banheiros, praticamente tudo precisa de um frasco de óleo de coco ao alcance da mão.

Como Consumir o Óleo de Coco e Onde Encontrar

A recomendação é que seja consumido apenas uma colher de sopa de óleo de coco diariamente. Uma maneira de acrescentá-lo na dieta e colocando em saladas e sucos de frutas.

O óleo de coco voltado para a culinária pode ser encontrado em supermercados, farmácias e principalmente em estabelecimentos de vendas de produtos naturais. Além disso, este também pode ser encontrado em forma de cápsulas.

Esteja ciente, porém, que, como o óleo de coco torna-se cada vez mais popular, marcas baratas estão aparecendo com muita facilidade no mercado.

Não queremos dizer que um preço baixo seja sinal de falta de qualidade, porém tem que prestar atenção para ver se o óleo está sendo fabricado com produtos de qualidade e se o processamento segue os padrões definidos.