Óleo de Cártamo

O óleo de cártamo é extraído de uma planta chamada Carthamus tinctorius, que tem parentesco com o Girassol. Velha conhecida da humanidade, o Cártamo era utilizado como tinta e corante de tecidos, e somente muito tempo depois teve seu poder emagrecedor reconhecido.

Comumente chamado de “óleo milagroso“, o óleo de cártamo é um produto natural, que proporciona diversos benefícios ao organismo, incluindo a perda de peso.

Como o Óleo de Cártamo funciona?

Ele é rico em ácido oleico e linoleico, ômega 9 e ômega 6, dois óleos naturais que exercem um papel muito importante. Também tem polifenóis e ácidos graxos em sua composição e, por isso, o óleo de cártamo possui ação antioxidante, ajuda a combater a pressão alta e, também, proporciona uma redução nos níveis de colesterol ruim, contribuindo com o bom funcionamento do coração.

Além disso, consumir o óleo de cártamo faz com que a pessoa se sinta saciada e com uma sensação de bem estar, devido ao efeito que ele proporciona ao prolongar a serotonina no corpo.

O Óleo de Cártamo Emagrece?


Além de todas essas coisas boas, o consumo de óleo de cártamo ajuda a emagrecer! Isso acontece porque ele estimula a produção do hormônio adiponectina, que é o responsável pela absorção das gorduras no intestino. Ao mesmo tempo, o óleo de cártamo também age nas células de gordura do abdomen, diminuindo-as de tamanho. Por isso, é super indicado para quem quer perder aquela barriguinha indesejada, pois, diferente de outros óleos, ele age principalmente na região abdominal.

Veja também Óleo de coco e seus benefícios

Benefícios do óleo de cártamo

Outra característica interessante é que o óleo de cártamo é riquíssimo em vitamina E, um potente antioxidante que diminui a ação dos radicais livres – com isso, retarda o envelhecimento e evita uma série de outras doenças. Essa plantinha milagrosa ainda é um aliado perfeito para a diminuição da celulite, pois possui algumas propriedades anti-inflamatórias que atuam diretamente contra a retenção de líquidos.

Efeitos colaterais do óleo de cártamo

Mas é preciso ter cuidado! Apesar de ser natural, o óleo de cártamo em cápsulas deve ser consumido, de preferência antes das refeições e nunca passar da quantidade diária indicada, que é de apenas 4 gramas. Cada cápsula costuma ter no máximo 1 grama de óleo de cártamo, por isso recomenda-se o uso de 4 cápsulas por dia. O uso exagerado desta substância pode ocasionar danos para o fígado e outros órgãos.

O óleo de cártamo não é um remédio, ele é um alimento, como qualquer outro óleo vegetal, aprovado pela ANVISA.

Para se alcançar um resultado ainda melhor no emagrecimento, adote bons hábitos alimentares, aliando o uso do óleo de cártamo com exercícios físicos.

O óleo de cártamo pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou pela internet.  

diabetes controlada