O que é Endometriose? Conheça os Sintomas, Causas e Tipos.

Endometriose - o que e - causas e sintomas

A endometriose é uma doença que acomete somente às mulheres. Ela surge através do crescimento indevido do tecido do endométrio, que reveste o interior do útero, indo para fora do órgão e alcançando outros, como intestino, bexiga, trompas e ovário, por exemplo.

No mundo, é estimado que 180 milhões de mulheres sofrem com esta doença, se não diagnosticada no começo pode se tornar grave, trazendo infertilidade à mulher e até mesmo remoção do órgão.

Confira a seguir os sintomas, as possíveis causas, seus tipos e outras informações importantes sobre esta doença dolorosa.

Possíveis causas da Endometriose

Diferentes teorias apontam o surgimento da endometriose, sendo elas:

Menstruação retrógrada

Ocorre quando o útero é preparado, todo mês, para uma gestação. Desta forma, o endométrio fica mais espesso para que possa receber o óvulo fecundado.

Quando não acontece a gestação, o útero expele este tecido através da menstruação. Nesta teoria, quando este sangue é expelido, parte dele se direciona para as trompas, indo em direção à cavidade abdominal.

A este processo chamamos de menstruação retrógrada. Estas células, que permanecem no organismo da mulher, grudam nas paredes dos órgãos, e continuam sangrando e crescendo, o que vem a causar as lesões endometrióticas.

Porém, não são todas as mulheres que passam por este processo. Na verdade, ele alcança de 10% a 15% delas, principalmente quando estas se encontram com seu sistema imunológico em baixa.

Fatores ambientais

A presença de poluentes chamados de PCB e TCDD encontrado na gordura de carnes, refrigerantes e água podem alterar o sistema imunológico, aumentando a chance de o organismo não reconhecer os tecidos.

Fatores genéticos

Mulheres com caso de endometriose na família estão mais predispostas a também desenvolverem a doença, pois a genética é tida como uma das possíveis causas.

dieta de 17 dias

Algumas mulheres também podem desenvolver a endometriose após uma histerectomia ou cesariana, já que as células endometriais correm o risco de ficarem presas às incisões cirúrgicas.

Endometriose - o que e - causas e sintomas

Sintomas da Endometriose

A endometriose é caracterizada, principalmente, por fortes dores abdominais e confundida muitas vezes com a cólica menstrual ocorrida normalmente, a causa de cólicas muito forte pode vir a ser um sintoma da doença.

Por esses aspectos as mulheres devem esta alerta e prestar atenção aos sintomas que pode vir a identificar melhor a doença, são alguns deles:

  • Dores ao urinar (disúria);
  • Sintomas gastrointestinais, como dores ao evacuar (disquezia) e sangramento intestinal;
  • Dor pélvica crônica;
  • Menstruação irregular;
  • Cansaço, fadiga crônica e exaustão;
  • Infertilidade

Tipos de Endometriose

A endometriose pode ser dividida em alguns tipos:

  • Endometriose superficial: As lesões atingem o peritônio, tecido responsável por proteger os órgãos da região pélvica e cavidade abdominal;
  • Endometriose no ovário: Formação de cistos nos ovários, chamados de endometriomas. Estes liberam um líquido sanguinolento;
  • Endometriose profunda: Infiltração de tecido do endométrio na parede dos órgãos, atingindo até 5 mm de profundidade. As mulheres que têm este tipo de endometriose devem passar por intervenção cirúrgica imediata, pois os sintomas são intensos a cada menstruação;
  • Endometriose pulmonar: Este é o tipo mais raro. Provoca sangramento nas vias aéreas no período menstrual, assim como tosse com sangue.

Ao perceber alguns destes sintomas, é importante procurar um médico o quanto antes e pedir os devidos exames para identificação da doença.