Novembro Azul – Dicas Sobre como Evitar o Câncer da Próstata

O Novembro Azul vem tomando forças ao longo dos anos, mobilizando as pessoas a entrarem nessa causa. Essa campanha foi criada para conscientizar a todos sobre o Câncer de próstata e a importância de descobrir a doença no inicio.

As chances de curas são bem maiores se o Câncer for descoberto logo no inicio.

O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum entre os homens em todo o mundo, com um em cada seis homens afetados. Este ano, mais de 233.000 homens foram diagnosticados com câncer de próstata.

Isto é mais do que os canceres do cérebro, do pulmão e do cólon combinados. Quase 30.000 morreram. Quando descoberto e tratado precocemente, muitos homens são capazes de levar uma vida livre de doença em cinco anos.

Novembro é o mês da consciência do câncer da próstata, e não há tempo melhor do que agora para avaliar quais os passos que você pode tomar para ajudar a prevenir o câncer de próstata:

Dicas para Evitar o Câncer de Próstata

Estudos mostram que a dieta mediterrânea e um copo de vinho tinto por dia pode ser benéfico. Homens que comem mais de 10 gramas de alho ou cebolinha por dia também têm um risco de 50% menores de desenvolver câncer de próstata do que aqueles que comem menos de dois gramas.

Escolha alimentos ricos em isoflavonas.  

As isoflavonas são encontradas no feijão, tofu, grão de bico, lentilhas e amendoins.

Beber chá verde.  

Homens que bebem chá verde ou tomam extrato de chá verde como um suplemento tem um risco reduzido de câncer de próstata.

Reduzir a quantidade de produtos lácteos.  

O risco é pequeno, mas consumindo produtos lácteos com moderação é uma regra geral boa.

Comer peixe.  

Salmão, sardinha, atum e truta são exemplos de peixes gordos com ômega 3 que têm sido associados à redução do câncer de próstata.

Consumir mais gordura de plantas do que animais.  

Cozinhar com azeite em vez de manteiga e exemplo: polvilhar nozes ou sementes em sua salada em vez de queijo é uma maneira de melhorar sua dieta.

Manter uma dieta de baixa gordura.

Carnes, nozes, óleos e produtos lácteos contêm gorduras. Para reduzir a quantidade de gordura que você consome escolha cortes magros e baixos teores de gordura ou produtos lácteos com gordura reduzida. Isso também irá ajudar o seu coração e a controlar o seu peso.

Coma pelo menos 2 ½ xícaras de frutas e verduras diariamente. Frutas e legumes são cheios de vitaminas e nutrientes que podem reduzir o risco de câncer de próstata. Adicionar uma porção de fruta ou legumes em cada refeição.

Manter um estilo de vida saudável é a chave para evitar doenças e viver mais com qualidade, segundo a pesquisadora Rosi Feliciano o segredo está em fazer o programa completo todos os dias: hidratação, dieta, exercício e sono.

Ter um peso saudável é muito importante, a obesidade aumenta o risco para vários tipos de tumores, maligno e benigno, e outras doenças, por isso muitas pessoas que estão acima do peso utilizam-se de recursos como dietas para emagrecer e, para resultado a longo prazo, a reeducação alimentar. 

Exercício.

Até 30 minutos por dia na maioria dos dias da semana mantenha o coração e corpo saudável. Não há nenhum substituto para obter o corpo em movimento.

Obter pelo menos 30 minutos de exercício moderado ou 15 minutos de exercício vigoroso cinco ou mais dias por semana. O exercício moderado inclui atividades como caminhadas, ciclismo. O exercício vigoroso inclui atividades como correr, nadar ou andar de bicicleta rápida ou em colinas. Limitar o comportamento sedentário, como sentado, deitado ou assistindo TV.

Manter um peso saudável.  

Mantenha o seu índice de massa corporal (IMC) abaixo de 30.

Ser obeso pode aumentar o risco de câncer de próstata. Se você estiver com sobrepeso ou obeso, trabalhe a perda de peso. Diminuir o número de calorias que você consome cada dia e aumentar a quantidade de exercício que você faz.

Fale com o seu médico.

Converse com ele a partir de 45 anos de idade sobre os prós e contras dessas projeções. Decida se o rastreio é a escolha certa para você. Se você é Afro-Americano ou tem um pai ou irmão que teve o câncer de próstata antes dos 65 anos, consulte o seu médico (a partir de 40 anos).

Novembro Azul

a-saúde-brota-da-natureza

Compartilhar: