Não Consigo Emagrecer – O Que Fazer e o Que Evitar?

Emagrecer é o desejo estético de muitas pessoas pelo mundo a fora. Buscar o corpo ideal virou hit nos assuntos do momento e com a obesidade aumentando a cada ano também aumenta a preocupação com a saúde.

No entanto, muitas vezes tentamos emagrecer e fracassamos, muito disso por não conhecer o nosso próprio corpo e não utilizar as estratégias certas para perder aqueles quilinhos a mais.

Alimentação adequada

Quando queremos emagrecer, qual a primeira coisa que fazemos? Isso mesmo, começamos uma dieta.

A variedade de dietas para perder peso hoje é muito grande e não sabemos qual utilizar.

Muitas dietas rápidas estão erradas e não funcionam, por isso sempre duvide quando uma dieta promete demais e não há um profissional de saúde envolvido.

É totalmente contraditório, mas essas dietas de emergência servem apenas para efeito sanfona, que é quando perdemos peso rapidamente e engordamos na mesma velocidade.

Em vez de uma dieta milagrosa, o ideal é fazer uma reeducação alimentar.

A reeducação alimentar é feita por nutricionistas ou algum especialista de emagrecimento e nela aprendemos quais as necessidades diárias de calorias do nosso corpo para ter energia durante o dia. E também aprendemos quantas calorias diárias devemos queimar para perder peso.

Ter uma alimentação saudável é ter na dieta os grandes grupos dos alimentares consumidos de forma correta, alimentos que são ricos nesses compostos:

Grupos Alimentares:

  • Carne, peixe, ovos e grãos: Fornecem proteínas de alto valor biológico. Além de vitaminas e ferro.
  • Laticínios: fornecem cálcio, proteínas, fósforo.
  • Carboidratos: fornecem energia para o corpo em forma de glicose, a sacarose, a maltose e o amido.
  • Verduras e legumes: fornecem ferro, fibras, sais minerais e vitaminas.
  • Frutas: fonte de fibras, água, minerais.
  • Óleos e gorduras: tem vitaminas e fornece energia que pode ficar concentrada no tecido adiposo.

Exercícios Físicos

Fazer exercícios físicos também é fundamental para perder peso, muita gente só faz dieta e não se exercita. Assim fica muito difícil emagrecer.

Acompanhe a seguir alguns exemplos de exercícios que você poderia fazer.

Caminhada

Caminhar pelo menos 3 vezes na semana durante uma hora pode trazer inúmeros benefícios para perder peso, diminuir o estresse, melhorar a saúde física e psicológica.

Dançar

Existem muitas aulas de dança que podem te fazer emagrecer. A zumba fitness é uma delas, é praticada em mais de 150 países e com ritmos internacionais/latinos e muita agitação, queima até 1000 calorias em uma hora de aula.

Academia

Academia é muito tradicional, tem os equipamentos certos, profissionais qualificados. É importante também para ganhar massa muscular e ficar com o corpo mais tonificado e bonito.

Precauções: Sempre procure estar em dia com seu médico antes de começar a fazer exercícios físicos e dietas, muitas vezes temos algum problema e não conhecemos. Além disso, sempre beba bastante água depois dos exercícios mesmo que não tenha sede, beba pelo menos um copo de água depois dos exercícios e pelo menos 2 litros por dia.

diabetes controlada