Mostarda – Benefícios das Sementes e Folhas

Por mais que seja vista unicamente como um condimento delicioso para os nossos lanches, a verdade é que a mostarda é um dos vegetais mais nutritivos, sendo ele cultivado praticamente no mundo inteiro.

Existem três espécies da planta: mostarda-branca, mostarda castanha e mostarda preta. As sementes são colhidas de todas elas.

As folhas de mostarda são ótimas fontes de vitamina do tipo A, vitamina K (sua principal função é a coagulação do sangue) e rica também em vitamina B. E são facilmente encontradas em feitas livres e supermercados.

Isso faz com que os seus benefícios sejam bem atrativos. Vamos conhecer um pouco mais sobre o assunto?

Propriedades da mostarda

A sementes e as folhas de mostrada são ricas em minerais tais como o potássio, magnésio, cálcio e fósforo. Além disso, também é uma fonte rica em ácido fólico e em vitaminas. Em algumas sociedades a mostarda é utilizada como tempero, na produção de óleos e até mesmo como termogênico, ou melhor, como coadjuvante no emagrecimento.

A mostarda é uma fonte natural dos famosos flavonoides, que protegem o nosso organismo contra o câncer e demais doenças no pulmão. Além deste antioxidante, outros como os indóis, carotenos, sulforafanos e luteínas também são encontrados nas folhas de mostarda, que ajudam na prevenção do câncer de mama, próstata, cólon e ovário.

Benefícios da mostarda

Considerando os seus componentes naturais e extremamente saudáveis, a mostarda se torna um alimento de grande importância na nossa rotina.

Entre seus benefícios podemos destacar:

  • As sementes da mostarda têm ação anti-inflamatória e regula o funcionamento intestinal.
  • Prevenção de doenças – tais como a dermatite de contato, a psoríase (doença inflamatória), doenças cardiovasculares, distúrbios respiratórios (como a sinusite, asma e bronquite, atuando como um descongestionante natural e terapêutico);
  • Prevenção do câncer – a mostarda é rica em fitonutrientes extremamente úteis na prevenção do surgimento e da proliferação de células cancerígenas;
  • Tratamento de micoses – caso uma ‘pasta’ feita de mostarda for aplicada na região onde a micose está, certamente ela será curada de forma natural.
  • Melhora dos sintomas da TPM e também da menopausa, no caso das mulheres, principalmente por conta do cálcio e magnésio que mantém a saúde dos ossos da mulher mesmo durante essa fase;
  • Reduz o colesterol a medida em que facilitam a retirada dos ácidos biliares (presentes em excesso no caso de quem tem o colesterol alto) por meio da digestão;
  • Além disso, também atua na desintoxicação do organismo.

Cuidados no consumo da mostarda.

Apesar de serem seguras para o organismo, o consumo das sementes de mostarda deve ser feito com moderação, pois se em excesso, pode causar irritação no estômago e na mucosa intestinal.

Custom Search
Compartilhar: