Moringa Oleifera – Benefícios e Propriedades da Árvore Milagrosa

Moringa Oleifera, também conhecida como A Árvore Milagrosa, é uma planta da família Moringaceae. Uma planta incrivelmente resistente, cresce bem em solo seco e arenoso e resiste à seca e à doenças.

A moringa é nutricionalmente densa. Junto com a capacidade de prosperar em climas severos, faz com que uma cultura popular se cultive em áreas onde a comida é escassa.

As folhas da Moringa contêm níveis elevados de aminoácidos essenciais e diversos nutrientes (veja mais abaixo).

O motivo por que a Moringa oleifera é rotulada como “A Árvore Milagrosa” é difundido há muitos anos. As lendas indianas costumavam transmitir histórias que esta árvore pode prevenir mais de 300 doenças conhecidas do mundo.

Incrivelmente nutritiva ela é cultivada e colhida em muitas áreas do mundo, mas é mais comum em áreas onde outras plantas não conseguem prosperar. Uma fonte de alimento tradicionalmente colhida na África, praticamente todas as partes da árvore da moringa podem ser usadas para alimentação, remédios ou outros usos benéficos.

Moringa oleifera, a árvore milagrosa, inegavelmente mantém o registro da maior quantidade de nutrientes em uma única planta. Também era conhecida por efetivamente tratar várias doenças em humanos e animais através de suas características naturais de cura. A planta provou oferecer inúmeros benefícios.

Benefícios

Flores

As flores ajudam a aumentar a produção e o fluxo de leite materno durante a amamentação. Também tem efeito diurético, portanto, considerado benéfico no tratamento de vários problemas urinários. Podem ser cozidas e comidas e contêm grandes quantidades de cálcio e potássio.

Folhas

As folhas da Moringa oleifera são freqüentemente usadas como fonte de alimento primário ou suplemento para prevenir a desnutrição em crianças e mães que amamentam.

De acordo com diversas pesquisas, 28 gramas de folhas de Moringa possuem o equivalente de cálcio de 4 copos de leite, o teor de vitamina C de 7 laranjas, potássio de 3 bananas, 3 vezes o ferro do espinafre, 4 vezes a quantidade de vitamina A em cenoura e 2 vezes a proteína no leite.

Nutrientes das folhas

  • vitamina C,
  • vitaminas do complexo B,
  • cálcio,
  • cobre,
  • cromo,
  • potássio,
  • ferro,
  • fósforo,
  • beta caroteno,
  • zinco,
  • proteína.

Sementes

As sementes de moringa e as frutas são altamente comestíveis e nutritivas também. Tem um efeito antiparasitário quando ingerida crua. É usada para tratar problemas de fígado e baço, bem como ajuda no alívio de dores nas articulações e inflamação.

Essas sementes também podem melhorar a micção e podem ser usadas como relaxante muscular para neutralizar a epilepsia.

Conhecidas por ter propriedades antibacterianas e antiinflamatórias, as sementes de Moringa oleifera são utilizadas de forma louvável no tratamento de artrite, reumatismo, gota, episódios de cãibras e furúnculos.

As vagens da semente (às vezes chamadas de baquetas) são ricas em proteínas e contém todos os aminoácidos essenciais, tornando-os úteis como fonte de proteína primária.  Essas vagens são ricas em proteínas e fibras que auxiliam na luta contra a desnutrição e a diarréia.

As doenças da pele, especialmente as que são causadas pela bactéria Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginosa, podem ser tratadas com sementes de Moringa oleifera, pois contém potentes componentes antibióticos e antifúngicos.

As sementes de Moringa oleifera podem ser assadas, trituradas ou misturadas com outras plantas de ervas como o óleo de coco para produzir mais efeitos terapêuticos. Pode ser aplicada topicamente nas áreas afetadas da pele.

Moringa oleifera - benefícios e propriedades

Moringa Oleifera – Propriedades Nutricionais

As propriedades nutricionais da moringa oleifera são praticamente inigualáveis ​​no reino vegetal. Apenas 25 gramas de pó de folha de moringa satisfazem os seguintes requisitos nutricionais para uma criança média:

  • Proteína 42%
  • Vitamina C 22%
  • Cálcio 125%
  • Potássio 41%
  • Magnésio 61%
  • Vitamina A 272%
  • Ferro 71%

Efeitos Negativos

A raiz de Moringa também é usada como condimento em algumas áreas do mundo, mas a prática tornou-se desencorajada, pois contém certos alcalóides que podem ser tóxicos. No entanto, todas as outras partes da árvore moringa são seguras para comer.

Os benefícios de Moringa oleifera parecem ilimitados. Ao longo dos anos, vários estudos e pesquisas foram feitos descrevendo as propriedades nutricionais e medicinais de Moringa oleifera.


200 Receitas Low Carb para Emagrecer Rapidamente!

Atenção: O Dia de Saúde é um meio de divulgação, em linguagem acessível, sobre temas relacionados a saúde e bem estar. Toda a informação contida no site não deve ser utilizada para substituir qualquer diagnóstico ou prescrição médica. Recomendamos que o leitor sempre consulte um profissional de saúde.