Meditação para Emagrecer – Controle a Ansiedade, o Stress e Perca Peso

Mente sã, corpo são. A frase é antiga e, mais do que nunca, é necessário manter a mente tão saudável quanto o corpo. Afinal, nossos dias são assolados por compromissos, obrigações, deveres: o tempo parece conspirar contra tudo que precisamos fazer.

O resultado de tanto stress e o acúmulo de deveres é ansiedade.

Quem embarca numa dieta restritiva, com intenção de emagrecer urgente, também corre o risco de aumentar os níveis de stress.

O que acontece com uma pessoa quando está ansiosa demais e estressada? Muitas vezes desconta na comida, faz do brigadeiro seu confidente, dorme abraçada com o pudim de chocolate e se torna a melhor amiga do pote de Nutella.

E isso não acontece apenas no campo emocional: tem uma causa no organismo.

O stress e a ansiedade liberam uma substância chamada cortisol: ele faz parte do ciclo diário dos hormônios que produzimos, e ajuda a regular a função cardiovascular e no metabolismo  de carboidratos, proteínas e gorduras dos alimentos que ingerimos.

Meditação Emagrece?

Quando estressados, os níveis de cortisol aumentam e a resposta é o acúmulo de gordura, um aumento de açúcares no sangue, além de aumento da pressão arterial.

Nosso corpo entende que aumentando esses níveis, estaremos menos estressados. E toda essa gordura e açúcar estacionam exatamente no abdômen.

Para acalmar a mente, diminuir a ansiedade e seguir num regime alimentar da maneira mais tranquila possível, indicamos a meditação, pois ela ajuda a diminuir a compulsão alimentar e a enorme vontade de comer doces.

Benefícios da Meditação

Essa técnica milenar e cheia de sabedoria acalma a mente, provoca bem estar, ajuda aprender a ter disciplina e foco. A meditação quando introduzida também na dieta, vai cuidar de uma parte muito importante: o controle da compulsão alimentar.

Gerenciando sua ansiedade, controlando o stress e ajudando a reconhecer os primeiros sinais de que está prestes a ter uma crise de compulsão, a meditação vai, diariamente, contribuir para o sucesso do seu objetivo.

O conforto que se encontra na comida, quando se excede, já não será mais uma parte ativa do seu cotidiano.

Como Meditar?

Bem, não há técnica específica. Esqueça a posição flor de lótus, não espere que haja um ambiente favorável nem compre um disco de músicas holísticas.

Quando for possível meditar num ambiente propício, perfeito. Mas se não houver, tudo que você precisa de verdade, é se sentar confortável e respirar.

Alguns procedimentos que ajudam a quem desconhece a meditação e quer começar a praticá-la:

Esteja vestido confortavelmente. Sente-se ou deite-se, de forma relaxada e confortável. Feche os olhos e volte toda a sua atenção à respiração, subindo e descendo. Inspire e espire.

Sua atenção vai se desviar centenas de vezes e centenas de vezes volte a prestar atenção à sua respiração. Direcione sua atenção ao centro do abdômen. Volte quantas vezes precisar, sempre que se distrair. Não desvie o pensamento e também não se incomode quando desviar.

Esse processo é de foco e direcionamento e como tal, é lento e deve ser tranqüilo.

Meditação para Emagrecer

Se quiser, pode marcar no despertador os minutos que pretende meditar, caso não, fique livre do tempo.

Use o mesmo processo de meditação quando for se alimentar. Não fale ao telefone, não navegue pela internet: preste atenção à comida, deixe todo o foco de atenção naquilo que está fazendo, sentindo o sabor, apreciando o aroma, sentindo a textura dos alimentos na boca.

Pergunte-se constantemente se o que sente é fome ou desejo de comer. Perceba os sinais do seu organismo: aprenda a notar quando está saciado e mesmo assim, continua comendo.

Tanto durante a dieta, quando na prática da meditação, não alimente sua ansiedade, criando expectativas grandes e ilusórias. Receba cada refeição, lanche ou não, como um prazer e não como um prêmio!

Faça as pazes entre a sua mente e o seu corpo. Tenha mais saúde.

Ebook 150 Receitas Low Carb!

Compartilhar: