O matcha, que é derivado do mesma planta utilizada para a produção dos, já famosos, chá verde, chá branco, chá vermelho e chá preto (camellia sinensis), se diferencia dos demais devido ao processo de colheita e moagem das folhas.
O processo de produção do matcha se inicia algumas semanas antes da época de colheita, quando a plantação é coberta para ser protegida da luz solar direta, o que faz seu crescimento ser desacelerado e aumenta os níveis de clorofila e, então, as folhas mais tenras são colhidas manualmente.
O matcha é feito com as folhas mais novas da planta e o processo é artesanal. Depois de lavadas e secas, as folhas são trituradas até virarem pó, com a utilização de moinhos especiais feitos de granito.
Além do efeito emagrecedor, ele ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL), auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer e proporciona mais energia.
Propriedades do Matcha
- Contém baixas calorias
- Contém EGCG (epigallocatechin gallate), poderoso antioxidante com propriedades anticancerígenas.
- Contém grande quantidade de fibras, que auxilia no bom funcionamento dos intestinos e combate a constipação, além de manter os níveis normais de açúcar no sangue.
- Contém L-teanina, um estimulante cerebral, que favorece o relaxamento, a concentração e ajuda a baixar a pressão arterial.
- Contém cafeína, termogênico famoso, usado em vários suplementos emagrecedores.
Benefícios do Matcha
- Alto teor de antioxidantes, cujos efeitos em combater os radicais livres, são comprovados para retardar o envelhecimento.
- Emagrece porque seu efeito termogênico contribui na aceleração do metabolismo, que facilita a queima de gorduras de maneira mais rápida.
- Seu efeito diurético ajuda a diminuir a retenção de líquidos, eliminando o inchaço e a sensação de corpo pesado.
Efeitos colaterais do matcha
Apesar de todos os benefícios proporcionados pelo matcha, o consumo exagerado pode trazer alguns efeitos indesejáveis como, azia e dor de estômago, irritação, insônia e diarreia, por isso seu consumo, à noite, não é recomendado.
A indicação é de, no máximo, três xícaras por dia.
Como tomar o Matcha
O matcha pode ser consumido de várias formas, a mais comum é fazer um chá, mas não deixar ferver com a água e sim diluir na água quente ou fria. Também pode ser usado em receitas de doces, bolos, sucos, vitaminas etc.
Receita
Ferva 50 ml de água e deixe esfriar por 5 minutos, coloque ½ colher, de chá, de matcha numa xícara ou tigela, adicione a água e mexa até dissolver.
Você pode tomar puro ou adoçar à gosto, de preferência, com adoçante natural como estévia.
Onde comprar o Matcha?
O matcha é encontrado facilmente em lojas de produtos naturais e em várias lojas virtuais, basta fazer uma busca rápida na internet.
Cuidados com o Matcha
Pessoas que sofrem de úlcera ou gastrite, devem evitar o consumo do matcha, pois a cafeína presente no chá pode intensificar os sintomas. O que vale para pessoas que sofrem de insônia.
Gestantes, crianças e idosos, também devem evitar seu consumo, devido às suas necessidades nutricionais diferenciadas.
É sempre bom lembrar que o consumo do matcha auxilia muito na perda de peso, mas não faz milagres sozinho, a prática de exercícios físicos regulares e a adoção de hábitos alimentares saudáveis, são fatores essenciais e mais importantes.
Índice do Conteúdo