Masala Chai, Delicioso Chá Indiano

Chai é a palavra usada para se referir ao chá em muitas partes do mundo. É uma bebida consumida há séculos e que tem desempenhado um papel importante em muitas culturas.

Originário da Índia, o masala chai é um chá de leite temperado, que está se tornando cada vez mais popular em todo o mundo. É geralmente composto por leite integral, chá preto, uma combinação de várias especiarias e adoçante (açúcar, mel etc.).

As especiarias utilizadas variam de região para região e entre as famílias na Índia, cada uma fazendo a sua própria receita. Os ingredientes mais comuns são cardamomo, canela, gengibre, cravo, noz moscada e pimenta. 

O Chá Indiano (masala chai) produz um efeito calmante, atua como uma ajuda digestiva natural e dá uma maravilhosa sensação de bem estar. Quem experimentou diz que é difícil resistir a um segundo copo.

Chai e Masala Chai são a mesma coisa?

Muitas pessoas se referem ao chá indiano como Chai, acreditando que só muda o nome, porém o Chai, que é apenas o chá misturado às especiarias, não contém leite, enquanto o Masala Chai é preparado, tendo como base o leite, de preferência gordo, cujo sabor é mais encorpado.

Benefícios do Masala Chai

Além de ter um aroma agradável e ser muito saboroso, o chá indiano tem outros benefícios. Produz um efeito revigorante, ajuda na boa digestão, é rico em antioxidantes e auxilia no tratamento da pele. É bastante indicado no tratamento de gastrite, amenizando as dores estomacais, grávidas e pessoas que sofrem de hipertensão. Tem efeito termogênico que auxilia no emagrecimento.


Como preparar o Masala Chai


Esse chá indiano é muito fácil de fazer. Você só vai precisar de:

  • 1 xícara de água
  • 1 xícara de leite
  • 1 pedaço de canela em casca
  • 3 cravos da índia
  • 1 colher de chá de gengibre ralado
  • 4 sementes de cardamomo
  • 3 bolinhas trituradas de pimenta-do-reino
  • Chá preto a gosto (duas colheres de chá é a medida normal)
  • Açúcar a gosto, adoçante ou mel

Numa panela pequena, coloque a água, o leite, as folhas de chá preto, o gengibre, o cardamomo e a canela. Leve ao fogo. Quando começar a ferver, reduza  fogo ao máximo e deixe durante 5 ou 10 minutos. Adoce a gosto, com mel, açúcar ou adoçante. Coe e delicie-se com o Masala Chai.

a-saúde-brota-da-natureza

Compartilhar:

3 thoughts on “Masala Chai, Delicioso Chá Indiano

  1. Oi, eu havia lido a sua receita e fiquei muito entusiasmada em preparar o chai masala. Descobri no mercado livre o taj mahal chá indiano e resolvi comprar. Nossa estou amando tomar esse chá quentinho, é maravilhoso. Eu acho que vale a pena porque é original e delicioso…

  2. Eu amo fazer o chai por suas propriedades e consegui o verdadeiro chá preto indiano taj mahal que é o melhor na Índia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × quatro =