Licorice – O que é, Para que serve e Quais os Benefícios

Você já ouviu falar em uma substância chamada Licorice, também conhecida como Liquorice? Trata-se de um extrato retirado das raízes da planta Glycyrrhiza glabra. Embora nem todos saibam, o licorice é consumido pelo homem desde os tempos mais remotos e, hoje, pode ser encontrado como um suplemento. Seu uso é livre, ou seja, não necessita de receita médica.

O que é, para que serve e quais os principais benefícios do extrato de Licorice para a saúde do ser humano?

Depressão

A raiz de licorice contém um ácido chamado glicirrízico e, de acordo com pesquisas, ele é eficiente no combate à depressão e melancolia. Isso acontece porque ele estimula as glândulas suprarrenais a produzirem seus hormônios, e é justamente o nível baixo desses hormônios que pode levar o indivíduo a um quadro depressivo.

Pele

licoriceO licorice é usado na forma de emplastro colocado sobre a pele, porque possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a tratar eczemas, acne e até certos tipos de alergia. Portanto, se você sofre com problemas na pele, pode procurar uma pomada feita com base nesse extrato e aplicar no local duas ou três vezes por dia.

Menopausa

As mulheres que estão passando pelo período da menopausa sabem o quanto os sintomas podem ser desconfortáveis, embora naturais. Aqui entra outra aplicação possível do licorice: ajuda a amenizar os sinais desse desequilíbrio hormonal, como o cansaço excessivo, mudanças repentinas de humor e as ondas de calor.

Problemas gástricos

Quem sofre de problemas gástricos ou com o mau funcionamento do intestino também pode aproveitar a raiz de licorice. A substância é rica em flavonoides, que auxiliam na redução das dores e até de inflamações estomacais. Também estimulam os intestinos a funcionarem melhor.

Redução de peso

Pesquisas apontaram que indivíduos que ingeriram licorice por um período dois meses, consumindo uma média de 3 gramas por dia, conseguiram eliminar gordura corporal com mais facilidade.

Efeitos Colaterais do Licorice

Embora traga muitos benefícios, não é recomendado que ninguém utilize o licorice por mais de quatro semanas.

Entre os efeitos colaterais possíveis estão o aumento da pressão arterial; redução da quantidade de potássio no sangue; piora do quadro de doença renal; entre outros. Mulheres grávidas não devem consumir a substância.

 

2 thoughts on “Licorice – O que é, Para que serve e Quais os Benefícios

  1. Olá, Francy.
    Obrigado pela visita.
    Você pode encontrar o licorice em grandes mercados municipais ou em algumas casas de produtos naturais.
    Grande abraço.

Comments are closed.

Dia de Saúde - Dicas de saúde, emagrecimento, dietas, exercícios e qualidade de vida-footer