Hoodia Gordonii

Hoodia Gordonii promete emagrecer rápido e de maneira natural, mas será que é saudável?

Hoodia é uma planta originária do deserto da Namíbia, África do Sul e cultivada como planta ornamental, porém uma espécie, a Hoodia Gordonii é usada como ingrediente de pílulas moderadoras de apetite, com a promessa de emagrecimento rápido.

Com a crescente onda de consumo dos suplementos para emagrecer e perder barriga, fica muito fácil ter acesso a produtos que prometem “milagres”.

Como funciona a Hoodia Gordonii? 

As populações indígenas da África do Sul, já usavam a hoodia gordonii há muito tempo para tratamento de indigestão e pequenas infecções, além de utilizar para diminuir a fome e a sede durante os períodos de caça. Ela contém um ingrediente chamado P57 que é o responsável pelo efeito inibidor de apetite.

O consumo da Hoodia Gordonii é seguro?

O Conselho de Investigação Científica e Industrial Sul-Africano (South African Council for Scientific and Industrial Research — CSIR) isolou e patenteou o P57. Logo depois delegou uma licença à empresa Phytopharm, que, junto com o instituto farmacêutico Pfizer, isolaram e sintetizaram os ingredientes ativos dos extratos vegetais, utilizando como moderador de apetite.

A Pfizer suspendeu o desenvolvimento do P57 devido a dificuldade de sintetização. Uma empresa grande não abriria mão de um produto com tamanho potencial de lucro, sem motivo.

O chefe de pesquisas da hoodia, na Pfizer, Jasjit Bindra declarou que outros componentes da fórmula causaram efeitos colaterais nas cobaias e esses componentes não podiam ser removidos facilmente do suplemento.

A Hoodia Gordonii não é aprovada pela FDA (Food and Drug Administration) e, no Brasil, em 2007, a ANVISA proibiu a manipulação e propaganda de todos os medicamentos à base de Hoodia Gordonii.

Então, não existe nenhuma comprovação de eficácia, no consumo dessa planta, para o emagrecimento, pois não foram feitos estudos em seres humanos, com o extrato da planta. Pelo contrário, foram observados alguns efeitos colaterais em cobaias (ratos).

Por quê não usar a Hoodia Gordonii?

Ela não possui registro como medicamento em nenhum país.

Para quem procura uma maneira de perder peso de maneira saudável, simplesmente deixar de comer não é a melhor opção. A simples falta de nutrientes causa muito mais prejuízos ao organismo do que se possa imaginar. Aprender a se alimentar, ajuda qualquer pessoa a emagrecer de vez.

Se você quer ou precisa emagrecer e é adepto do uso de suplementos para queimar gordura, procure sempre aqueles que sejam aprovados pelos órgãos competentes e tenham sido alvo de estudos comprobatórios e tenham sido aprovados em todos os testes.

Uma alimentação saudável e equilibrada com base em produtos naturais, como frutas, legumes e verduras, aliada à prática de exercícios físicos regulares, faz o corpo funcionar melhor, dá mais vitalidade e melhora a qualidade de vida.

Leia, também, o artigo sobre Dieta Para Ganhar Massa Muscular!

a-saúde-brota-da-natureza

Compartilhar: