Graviola Fruta Deliciosa com Muitos Benefícios

A graviola é uma fruta originária das Antilhas (América Central), cujo nome científico é Annona Muricata, muito consumida na forma de chás, sucos, sorvetes e ao natural. É uma ótima fonte de fibras, vitaminas e tem baixo teor de calorias (cada 100 gramas da fruta contém uma média de 70 calorias).

Sendo uma planta tropical, a graviola é cultivada em regiões de clima ameno, úmido e ao nível do mar. No Brasil, ela é bastante presente na região norte e nordeste, onde é utilizada de diversas formas e é da mesma família da fruta do conde.

A árvore da graviola alcança uma média de 5 metros de altura. O fruto tem formato oval, casca verde brilhante, coberta de espinhos macios. A polpa da fruta é branca, cremosa de sabor agridoce. A graviola também é utilizada no tratamento e prevenção de diversas enfermidades.


Nutrientes de Graviola

  • graviolaVitaminas C, B1 e B2,
  • Minerais como: cálcio, fósforo, magnésio, potássio e sódio,
  • Antioxidantes flavonóides, polifenóis e saponinas (utilizadas como laxantes e expectorante).
  • Triptofano, que auxilia na redução da depressão e ansiedade.

Indicação e benefícios da Graviola

  • Diabetes. As fibras ajudam a manter a saciedade e controla os níveis de açúcar na corrente sanguínea,
  • Reumatismo. Contém propriedades antirreumáticas, que auxiliam na diminuição da dor e inflamação,
  • Hipertensão. Rica em potássio e com propriedades diuréticas que ajudam a diminuir a pressão arterial,
  • Gastrite, úlceras e afecções no estômago. Contém propriedades anti bacterianas, auxiliando na prevenção de problemas no trato gastro intestinal,
  • Febre e asma. Atua como anti-térmico, anti-pirético e antiparasitário, atuando contra tosse, febre e baixa sensação térmica, fortalecendo o sistema imunológico

A Graviola Cura Câncer?

Diversos testes, feitos em animais, comprovaram que o chá da folha da graviola  pode combater células cancerígenas, porém nenhum estudo mais aprofundado foi feito em seres humanos. O chá da folha da graviola contém o princípio ativo acepitamina, com poder anticancerígeno, mas os laboratórios não conseguiram sintetizá-lo devido ao fato de ele ser muito volátil (se dispersa rapidamente no ar).

A Graviola Emagrece?

Não se pode afirmar que o consumo da graviola, por si só emagrece, mas seu alto teor de fibras e baixo teor de gorduras, ajudam a manter o corpo saciado por mais tempo e é facilmente digerida pelo organismo, o que, aliado a uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos regulares, pode auxiliar no emagrecimento.

 

 

Contra indicações da Graviola

Pessoas com pressão baixa devem evitar consumir o chá da graviola, pois ele faz a pressão arterial baixar ainda mais. 

O chá das folhas da graviola também é contra indicado para pessoas com caxumba, aftas e feridas na boca, devido à sua acidez, que pode provocar fortes dores no local.

Links úteis:


200 Receitas Low Carb para Emagrecer Rapidamente!

Atenção: O Dia de Saúde é um meio de divulgação, em linguagem acessível, sobre temas relacionados a saúde e bem estar. Toda a informação contida no site não deve ser utilizada para substituir qualquer diagnóstico ou prescrição médica. Recomendamos que o leitor sempre consulte um profissional de saúde.