
As gorduras são nutrientes essenciais pertencentes a um grupo de substâncias relacionadas com ácidos graxos chamadas lipídios.
Há três grupos de lipídios:
triglicerídios, fosfolipídicos e esteróides.
Os triglicerídios constituem a maior classe de lipídios. Cerca de 95% dos lipídios presentes nos alimentos e no corpo estão em forma de gorduras.
Os fosfolipídios (lecitina, por exemplo) são parte das estruturas das membranas celulares do corpo e servem como emulsificantes.
Os esteóis (o colesterol, por exemplo) desempenham um papel na formação da bile, vitamina D, hormônios sexuais e células do cérebro e do tecido nervoso.
Lipídios e suas Funções
As funções dos lipídios são divididas em duas categorias: funções alimentares e funções fisiológicas.
Entre os lipídios que têm funções alimentares, inclui-se a gordura, que é uma forma de energia armazenada mais densa, tanto no alimento como em nosso corpo.
Os lipídios que têm funções fisiológicas incluem gorduras que são armazenadas e constituem um suprimento de reserva de energia, envolvem os órgãos corporais e atuam na termorregulação corporal.
A digestão de lipídios ocorre, principalmente, no intestino delgado. A taxa de absorção depende do transporte de lipídios através dos sistemas circulatório e linfático.
As gorduras saturadas tendem a permanecer em estado sólido à temperatura ambiente. Já as gorduras insaturadas tendem a permanecer em estado líquido à temperatura ambiente.
Leia, também:
Índice do Conteúdo