
Ginseng está dentre as plantas medicinais mais utilizadas no mundo todo. E além da sua raiz, as folhas também possuem algumas propriedades que ajudam a melhorar condições físicas e orgânicas.
O que é Ginseng (Panax Ginseng)?
Ginseng é uma raiz, parecida com o gengibre, de origem chinesa (na Coréia e na China é chamado de Panax Ginseng) e é conhecida há mais de cinco mil anos. Ele é muito utilizado na cultura chinesa, e se espalhou pelo mundo devido às suas propriedades e benefícios que pode trazer para muitas pessoas.
Sua produção é demorada e crescimento lento, pois somente pode ser consumida no período entre 4 e 6 anos do seu plantio. Suas propriedades apenas começam a agir neste período e antes não possuem efeito algum.
O ginseng, além de ser muito utilizado para aumentar a longevidade e melhorar a qualidade de vida na medicina chinesa, possui diversas propriedades que ajudam a aliviar sintomas de várias doenças.
Veja também: Astragalus – O que é e para que serve.
Quais as Propriedades do Ginseng?
O Ginseng possui diversas propriedades. Ele é um excelente anti-inflamatório e antioxidante. Além disso, é um antidepressivo, diurético, estimulante, bioestimulante, entre outras.
Também possui substâncias que ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue, sendo assim, um excelente ajudante para pessoas que possuam diabetes ou estejam com um nível elevado da sua glicose.
Benefícios do Ginseng
O Ginseng possui diversos benefícios para a saúde. É indicado para tratar problemas como anemia, colesterol alto, depressão, problemas do coração, epilepsia, cansaço e falta de energia.
Também pode agir como estimulante imunológico, aliviando as dores comuns, sintomas da menopausa, inflamações e infecções, hemorragias, gripes e resfriados.
O fígado é considerado um dos principais órgãos que o Ginseng ajuda a regular. Também possui propriedades que ajudam pessoas que tem problemas em viajar, como vômitos e enjoos, além de aliviar dores intestinais, gases e diarreias.
Além de todos os benefícios já citados, pode colaborar para regular a pressão arterial.
Como Tomar Ginseng
Hoje existem diversas formas de utilizar o Ginseng. Pode ser feito como chá para ser tomado de 3 a 4 xícaras diárias diretamente com pedaços da raiz ou também na forma de cápsulas (média de uma por dia) e também usando sua raiz ralada misturada às refeições na medida de uma colher de sopa.
Efeitos Colaterais
Como todas as plantas e raízes, pode causar alguns efeitos colaterais, como dor de cabeça, alterar a frequência cardíaca, hiperatividade e, se usado em excesso, pode causar até diarreia, náuseas, edemas, secura na boca, fortes tonturas e sangramentos em algumas partes do corpo.
Por isso, é necessário sempre consultar um médico que irá indicar se será possível utilizar, se não há alguma contraindicação para a sua saúde, ou também a melhor forma de usar o Ginseng. Portanto, não utilize sem o acompanhamento deste profissional, para evitar que, ao invés de trazer benefícios, possa acabar causando vários problemas para a sua saúde.
Índice do Conteúdo
Faça um comentário