Fruta Guapeva – Para que Serve e quais os benefícios

A guapeva (pouteria ramiflora radlk) é uma fruta exótica que proporciona vários benefícios ao organismo. É uma fruta típica do cerrado brasileiro, encontrada na região da mata atlântica.

Muito utilizada entre as famílias da zona rural e na medicina popular, é popularmente conhecida como Abiurana-curriola-liso e pateiro.

A árvore da guapeva é uma planta de crescimento lento e atinge até 30 metros de altura. Desenvolve-se em locais úmidos, sendo encontrada próximo a rios, lagos e igarapés.

A fruta guapeva tem a polpa de coloração amarelada, textura macia e um delicioso sabor muito adocicado.

Benefícios da Guapeva

As sementes são torradas levemente e utilizadas no combate a icterícia e inflamação no fígado.

O azeite das sementes tem propriedades laxativas e auxilia no tratamento de erisipela e reumatismo. As folhas são utilizadas para produzir um ótimo veneno natural contra carrapato.

De acordo com pesquisas realizadas pela Unicamp, ela tem propriedades que contribuem na prevenção de doenças crônico degenerativas como diabetes e câncer.

Como consumir a Guapeva

A fruta pode ser consumida em seu estado natural ou usada para fazer doces, geleias, compotas, mousses, sucos e sorvetes.

Extinção

Infelizmente, com o processo de desmatamento, essa é uma das plantas do cerrado brasileiro (araticum do cerrado) que podem estar em vias de extinção.

A devastação do cerrado para a criação de pasto para gado de corte e plantações de soja e cana-de-açúcar para a produção de etanol, pode contribuir para o desaparecimento dessa e outras plantas da região.

Diabetes Controlada

PRECIOUS BOOSTER - CONTÉM 1G