Exercitar o cérebro é preciso? Conheça a importância de exercitar o cérebro e dicas de como fazer isso.

exercitar o cerebro

Assim como o nosso corpo, o cérebro também necessita de exercícios. Ele é o principal órgão do corpo humano, e sem ele nada funciona.

Conheça algumas dicas de como fazer com que o cérebro trabalhe para melhorar nossa capacidade de agir e pensar em diferentes situações da vida. Vejamos a seguir.

É importante exercitar a mente para que ele não se atrofie, é preciso conhecer novos tópicos na vida cotidiana, para que possamos estar preparados para resolver situações de forma rápida e eficaz, saber responder e interagir com outras pessoas, além de ser de suma importância para quem estuda e precisa manter o foco.

Dicas para exercitar o cérebro

Veja alguns exercícios práticos para deixar o cérebro bem afiado. Confira!

A ginástica neuróbica

A chamada ginástica neuróbica nada mais é do que a ginástica do cérebro, que estimula a produção dos hormônios neurotransmissores de serotonina, dopamina e adrenalina. Podendo ser praticada por qualquer pessoa, de qualquer idade, ela possui algumas práticas que ajudam no desenvolvimento do cérebro e mantém a mente estimulada. Algumas destas técnicas:

  • Utilize a mão não dominante para fazer algumas coisas cotidianas, como escovar os dentes, se alimentar, assim como trocar o relógio de braço;
  • Altere o percurso que você faz normalmente para ir a sua casa ou ao mercado, por exemplo;
  • Ande de costas pela casa;
  • Faça atividades que estimulem o cérebro, como jogar poker, xadrez, fazer palavras-cruzadas, etc;
  • Ao acordar, ouça, leia ou veja as notícias do dia. Ao decorrer desse, anote os pontos principais que se lembrar;
  • Troque de lugar alguns objetos da casa que você tem o hábito de utilizar;
  • Alimentar-se bem também faz parte da neuróbica. Portanto, procure por alimentos que façam bem para o seu cérebro, como peixe, espinafre e mirtilos, por exemplo.

exercitar o cérebro

Os exercícios para o cérebro, para serem de fato eficazes, devem desenvolver os 5 sentidos para algo novo, transformando o que é rotineiro em novidade. Abaixo, alguns exercícios com este fim:

Exercícios para o Cérebro

  1. Meditação

Por trabalhar a respiração, a concentração e o controle emocional, assim como o espiritual, a meditação é capaz de melhorar sua vida em vários aspectos.

  1. Faça atividades físicas

As atividades físicas devem ser feitas com frequência. Ela traz bem-estar e diminui a ansiedade. O ideal é que se faça exercícios ao menos por 30 minutos por dia. Saiba que o exercício físico faz o cérebro crescer;

  1. Tenha ao lado pessoas que lhe fazem bem

Ter pessoas positivas ao lado é prazeroso, e isso faz muito bem ao cérebro. Estar com quem se ama faz muito bem ao nosso bem-estar, e melhora consideravelmente o humor. Pessoas negativas deixam o ambiente pesado e uma sensação de mal-estar em todos;

  1. Aprenda coisas novas

Nada melhor para colocar o cérebro pra trabalhar do que aprender algo novo, não é mesmo? Portanto, você pode procurar aprender um novo idioma ou um a tocar um novo instrumento, por exemplo;

  1. Exercite a memória

Force-se a lembrar de momentos passados, coisas antigas, músicas que você ouvia quando mais novo. Também tente se lembrar de endereços e números de telefone de amigos e parentes. Utilize de jogos para lhe ajudar a usar a memória.

Com a tecnologia que temos hoje em mãos, deixamos de exercitar nossa mente.

Por exemplo, um número de telefone está na agenda do celular. Precisa fazer conta? Usa-se a calculadora. Endereços? Procura em sites de busca e assim por diante.

Então, não deixe de procurar exercitar sua mente, seu cérebro precisa disso em qualquer fase da vida, desde criança e até, mais ainda quando envelhecemos, mantendo um ritmo, não será um esforço tão grande quando for um idoso.