Chá de Espinheira Santa Para Que Serve? Benefícios

A espinheira-santa também é conhecida por outros nomes como cancerosa, cancorosa, salva vidas, coromilho-do-campo, espinho de Deus, maiteno, sombra-de-touro, congorça, espinheira-divina, pau-josé e limãozinho.

Considerada, popularmente, como um “santo remédio”, a erva chamada espinheira-santa, cujo nome científico é Maytenus ilicifolia, da família Celastraceae, é utilizada há anos pelos nativos da América do Sul, no preparo de chás com propriedades medicinais.

Atualmente, a erva também pode ser encontrada para o consumo na forma de cápsulas.

Para Que Serve a Espinheira Santa?

Além do consumo interno, o chá também pode ser aplicado sobre a pele para tratar de machucados e até mesmo do câncer de pele. O tratamento cicatrizante ocorre devido à presença de taninos na planta. O tanino é uma substância natural que possui um efeito cicatrizante, além de ter função antisséptica, ambos os efeitos ajudam no tratamento e prevenção de doenças gastrointestinais.

Além de se rica em taninos, a espinheira-santa também é composta por alcaloides e sais minerais. A quantidade recomendável para o consumo diário é de até três xícaras de chá, duas cápsulas três vezes ao dia ou duas colheres de sopa a cada oito horas.

 

Benefícios da Espinheira Santa

  • Entre as outras funções da espinheira-santa estão:
  • O combate a úlceras no estômago,
  • Prevenção e tratamento da gastrite – graças ao óleo essencial chamado friedelanol, que forma uma camada protetora no órgão e previne problemas no aparelho digestivo, como os gases e o refluxo.
  • Pode funcionar como tratamento de tumores e é considerado um antiespasmódico.

chá de espinheira santa para que serve benefícios e efeitos colaterais

 

Espinheira Santa Emagrece?

O consumo de espinheira-santa também auxilia na perda de peso devido ao seu efeito diurético que evita a retenção de líquido, além de ser um laxativo natural.

 

Espinheira Santa – Indicações

A erva é utilizada no combate à asma, ajuda a combater o vício do álcool, trata problemas no fígado, trata a hidropisia causada pelo abuso do álcool e evita o mau hálito.

Como é possível perceber, esta erva possui diversas funções e pode ser utilizada como uma aliada à boa saúde. Mas, alguns cuidados devem ser observados, como alguns efeitos colaterais.

 

Efeitos Colaterais da Espinheira Santa

O consumo traz alguns efeitos colaterais. Além de ser considerada uma erva com propriedades contraceptivas, a espinheira-santa reduz a produção de leite nas mulheres lactantes e pode até causar o aborto.

Portanto atenção, antes de começar a tomar o chá ou a cápsula, é recomendável pedir a opinião de um médico ou especialista.

Receitas reeducação alimentar

Custom Search

Compartilhar: