Efeito Sanfona – Como Acabar com ele com 5 Dicas Simples

Muitas pessoas podem emagrecer e engordar facilmente e o efeito sanfona não é nem um pouco bom para seu corpo e sua saúde, mas como evitar o efeito sanfona? Veja dicas importantes!

O que é Efeito Sanfona?

Chamamos de efeito sanfona aquele processo de engordar e emagrecer repetidas vezes, sendo que isto não é saudável e também acarreta estrias, celulite e um efeito indesejado no seu corpo.

Mas se emagrecer é possível com uma boa alimentação saudável e exercícios, como manter o peso depois de terminar a dieta e emagrecer o que precisava?

Muitas pessoas podem emagrecer e engordar facilmente e este efeito não é nem um pouco bom para seu corpo e sua saúde, mas como evitar o efeito sanfona? Veja dicas importantes!

Há muitas formas para evitar este ganho e perda de peso constante, então você deve ficar de olho na balança e seguir algumas dicas.

Dicas para acabar com o efeito sanfona

Não adiantar fazer uma boa dieta e perder os quilinhos desejados se vai ganhar tudo de volta ou até mesmo engordar mais ainda. Veja como garantir que seu peso continue ideal mesmo depois de emagrecer o que queria:

1 – Não faça dietas rigorosas

As famosas dietas milagrosas que privam seu organismo de muitos alimentos dão certo por um período pequeno, mas logo que você não aguentar mais se submeter a este regime, vai querer comer tudo que deixou de ingerir neste tempo, fazendo com que engorde novamente.

Prefira sempre uma boa reeducação alimentar e dietas que permitam maior variedade de alimentos, sempre acompanhas de um profissional.

2 – Coma em pequenas quantidades e no horário correto

Ingerir alimentos de três em três horas em pequenas quantidades e sempre em horários certos ajuda seu metabolismo a processar melhor as gorduras, além de dar mais saciedade para você não ficar com muita fome na hora da outra refeição.

Faça então um cronograma, principalmente para as principais refeições do dia (café da manhã, almoço e janta).

3 – Saiba comer suas guloseimas preferidas

Não é preciso cortar totalmente suas guloseimas preferidas de sua alimentação, mas saber como comê-las em pouca quantidade e em dias alternados vai fazer com que isso não altere o seu peso.

O que não adianta é evitar sempre e deixar para comer tudo que gosta em um final de semana, pois aí sim deverá engordar tudo que emagreceu na semana em apenas um dia.

4 – Use e abuse de legumes e verduras

Não é porque não está precisando perder mais peso que vai deixar as verduras e os legumes de lado. Inclua-os sempre em suas refeições, pois eles possuem fibras e dão aquela sensação de saciedade, além de, claro, ajudarem na saúde.

5 – Beba muita água

Se durante a dieta a regra já era beber água, continue assim. A água ajuda na circulação, limpa o organismo, melhora a aparência da pele e colabora com o emagrecimento, já que tudo vai funcionar melhor.

E mais: mastigue bem os alimentos, faça exercícios regularmente e ingira alimentos variados para que seu corpo receba todos os nutrientes necessários.

Com pequenas dicas é possível evitar o efeito sanfona e manter o peso ideal para ter uma vida mais saudável e o corpo em forma.