Dificuldade para Emagrecer – 5 Erros mais Comuns Cometidos por Quem Quer Perder Peso e encontra Dificuldades

Muitas pessoas vão à academia todos os dias, treinam pesado, tomam suplementos, fazem inúmeras dietas e mesmo assim tem muita dificuldade para emagrecer e perder a barriga que tanto as incomoda. Essa é uma grande frustração para algumas pessoas.

Existe, muitas vezes, um esforço grande, porém sem resultados, o que acaba fazendo muitas vezes com que muitas pessoas desistam com o tempo.

Outro grande problema enfrentado por quem quer queimar calorias e perder barriga é fazer inúmeros exercícios, porém sem ter uma disciplina na dieta.

Algumas pessoas imaginam que, ao fazerem muitos exercícios como: abdominais, esteira, bicicleta, estão liberados para comerem tudo o que comiam antes e para piorar em horários errados, o que é um grande erro. Veja abaixo os 5 erros mais comuns cometidos.

5 Erros comuns cometidos por quem tem dificuldade para emagrecer

1- Falta de disciplina nas atividades físicas

Realmente precisamos concordar que enfrentar trânsito diário, chegar cansado(a) do trabalho, se você é casado(a) ainda ter que cuidar de filhos marido/esposa e ainda ter que arrumar tempo para ir para aquela academia lotada, não é fácil.

Queimar calorias e perder barriga somente fazendo exercícios em casa, é possível sim, (veja nesse artigo) porém precisa de disciplina, é necessário um professor ou alguém com conhecimento na área que possa te orientar para que você não se machuque ou lesione com exercícios mal executados.

Dica. Tente encaixar os horários dos seus treinos antes de ir para o trabalho, mesmo que precise acordar mais cedo é melhor do que chegar em casa cansado(a) depois de um longo período de trabalho e ainda ter que ir a academia.

Além de sobrar mais tempo no turno da noite, você se sentirá mais disposto(a) para começar o dia depois de praticar exercícios físicos pela manhã.

2- Falta de disciplina com sua dieta

Esse é a famosa causa do efeito sanfona, são aquelas pessoas que vivem alternando seu peso (emagrecendo e engordando) o ano inteiro.

Por que isso? A maioria vai a nutricionistas ou pega dietas com amigos, na internet, se motivam e logo começam seguindo aquela dieta durante algumas semanas e, de fato, perdem peso e por consequência gordura abdominal, ou seja, secam a barriga.

O problema é que quando se cansam e acaba aquele período da dieta, recuperam todo o peso perdido e todo aquele resultado vai por água abaixo.

Dica. Não faça dietas com períodos determinados com data para começar e terminar. É necessário mudar seu hábito alimentar de uma vez por todas, siga sua dieta com foco e determinação.

Após o período de adaptação seguindo uma dieta balanceada, seu organismo irá se acostumar com seus novos hábitos alimentares e quanto mais tempo você conseguir manter sua dieta mais fácil será para você.

Acredite, chegará um tempo que você não sentirá mais falta de alimentos que antes eram um obstáculo para você conseguir emagrecer com saúde.

No início não é fácil! Mas seu corpo e sua saúde irão agradecer seu esforço feito hoje, o resto da sua vida.

3- Fazer exercícios e depois comer tudo o que vê pela frente

Muitas pessoas “se matam” de fazer abdominais e outros exercícios físicos para perder barriga, logo depois comem tudo o que vê pela frente. e continuam com a dificuldade para emagrecer. Porque isso acontece? Carboidratos e açúcares em excesso no nosso organismo são transformados em gordura.

Quando fazemos exercícios físicos, existe uma queima natural de gordura no nosso organismo e é a hora que você mais queima calorias. É exatamente isso que te faz emagrecer, seu corpo começa a usar aquela sua gordura localizada na barriga, braços etc. como fonte de energia para que você consiga fazer os exercícios.

O problema é que logo após a atividade física seu corpo sente falta de mais comida para repor o que foi perdido. Ou seja, se você come errado após o treino, você simplesmente empata o numero de calorias queimadas na atividade física com o numero de calorias ingeridas novamente.

Dica. Após o treino é um dos momentos que você mais sentira fome durante seu dia, evite comer alimentos com muito carboidratos ou com altos valores calóricos ou açúcar (arroz, pão, massas em geral, bolos, doces, chocolates) prefira sempre alimentos mais saudáveis com boas fontes de proteínas e baixo valor calórico (pão integral, queijo, presunto, frutas, carnes, frango).

4- Comer carboidrato em excesso no período da noite

Muitas vezes para muita gente é difícil resistir a uma lasanha à noite, sobremesa depois da janta, um sorvete, um doce, porem, como explicado acima, carboidratos e açúcares em excesso no nosso organismo são transformados em gordura.

Ingerir alimentos com muito carboidratos e açúcares a noite irá fazer com que você acumule e logo seu organismo irá transformar a maior parte em gordura, pois a queima natural de calorias feitas pelos seu organismo é bem menor no período da noite, visto que você está em estado de repouso, descansando, preparando para dormir ou dormindo.

Dica. Resista! Não é fácil principalmente no começo, depois você irá se acostumando e não sentirá mais falta de doces. A dica é: depois da janta evite abrir a geladeira, pois automaticamente bate aquela vontade de pegar um doce e comer imediatamente.

Outra solução mais simples que pode ser usada no começo da dieta (período mais difícil) é substituir os doces por gelatina (preferencia light) além de saciar a vontade de comer doces, a gelatina light é leve, pois tem cerca de 60% menos calorias que as gelatinas convencionais.

5- Comer poucas vezes ao dia

Esse talvez seja o erro mais comum de todos que muita gente comete, come poucas vezes ao dia acreditando que dessa maneira irá emagrecer e perder barriga. E o pior é que acontece justamente o contrario, quando você come poucas vezes ao dia seu organismo recebe uma mensagem do seu cérebro que “diz” para armazenar gordura, pois seu corpo irá ficar muito tempo sem comer novamente.

Isso te faz acumular bastante gordura e rápido. Este é um mecanismo de defesa do nosso corpo que nos permitiu viver milhares de anos quando a comida era muito escassa e o ser humano dependia da caça para sobreviver.

Dica. Faça entre 6-8 refeições diárias, balanceadas. Talvez isso seja difícil para a maioria das pessoas, mas o que fazer? Leve sempre uma fruta e não fique mais de 3 horas seguidas sem comer nada.

Mas atenção não adianta comer 6-8 vezes ao dia de forma errada. Escolha sempre alimentos que sejam saudáveis e com baixo carboidrato, evite também as frituras sempre, independente de querer ou não emagrecer, esses alimentos somente prejudicam sua saúde.

dificuldade para emagrecer

Conclusão

Para finalizar, não deixe de praticar exercícios físicos, todos nós sabemos que são essenciais e indispensáveis para quer perder peso e ter uma vida saudável sem nenhum tipo de problema derivado da falta de atividades físicas.

Independente do seu objetivo, exercícios físicos são sempre bem vindos e sua saúde agradece!!