Dieta Milagrosa ou Reeducação Alimentar?

Todo ano o mercado de dietas milagrosas se reinventa, disponibilizando um novo modelo de alimentação revolucionário e com resultados imediatos.

O problema destas dietas é que, apesar de oferecerem resultados rápidos, a manutenção do corpo perfeito não é tão simples assim, e logo elas caem na famosa rotina do efeito sanfona.

O que poucas pessoas – que buscam frequentemente métodos milagrosos para emagrecer urgente – sabem é que a resposta para estes problemas está mais próxima do que se imagina: devemos apostar nossas fichas no velho método da reeducação alimentar.

Entenda um pouco mais sobre a reeducação alimentar e como ela pode te ajudar a emagrecer de vez. Confira!

A Reeducação Alimentar

A reeducação alimentar nada mais é do que o processo natural de se aprender a comer de tudo, em quantidades moderadas e saudáveis, priorizando o aumento da saúde e qualidade de vida, assim como deixando para trás antigos hábitos que fazem mal à saúde.

Tudo que demanda grandes sacrifícios, especialmente quando envolvem a privação da sensação de prazer, é muito mais difícil de ser mantido.

O efeito sanfona, da maioria das dietas milagrosas, só existe porque somos incapazes de viver com a exclusão de algum tipo de alimento ou nutriente, para o resto da nossa vida.

Portanto, quando você reaprende a comer, a privação e os sacrifícios extremos não são necessários, permitindo que desfrute de pequenos momentos de prazer ocasionalmente.

O Processo

O processo de reeducação alimentar é longo e demorado. Este prazo, tão indesejado pela maioria das pessoas que quer perder peso, é decorrente do processo natural de aprendizado.

É preciso treinar seu paladar para tolerar e saborear alimentos que antes não eram ingeridos e também se desvincular de alguns vícios prejudiciais.

Quando você aprende a comer as quantidades corretas de cada alimento, sem se sacrificar ou sofrer, é sinal de que o resultado está perto de ser alcançado.

A Palavra de Ordem é Diminuir

A reeducação alimentar, diferente da grande maioria das dietas encontradas no mercado alimentício, não trabalha com exclusão de nutrientes, ingredientes ou alimentos.

O que acontece na reeducação alimentar é um processo de aprendizagem, para que o indivíduo saiba valorizar alimentos mais saudáveis na hora certa e se permita ingerir algo mais calórico ocasionalmente.

É claro que, como qualquer mudança, alguns sacrifícios serão exigidos, como iniciar uma rotina de atividades físicas e reduzir o consumo de açúcares, frituras e bebidas alcoólicas, mas eles não devem ser tratados como uma privação eterna.

dieta milagrosa ou reeducação alimentar

O Resultado é Para Sempre

Porque a reeducação alimentar vale tanto a pena? A resposta é simples: uma vez que o período de aprendizado se encerra, o indivíduo consegue aplicar todas as boas práticas alimentares sem precisar do auxílio de um profissional da área da saúde, garantindo a manutenção dos resultados corporais para sempre – longe do efeito sanfona.

Não é preciso fugir de encontros sociais por causa da dieta

Muitas dietas restritivas prejudicam até mesmo as relações sociais de quem está praticando este estilo de vida.

Fugir de programações que envolvem ir a restaurantes ou bares é uma rotina comum para quem está batalhando contra o peso e não quer perder a motivação para emagrecer.

Para quem reaprende a comer, as saídas de casa não são um perigo, já que esta pessoa saberá fazer escolhas mais saudáveis, além de controlar o consumo de calorias sem sofrer.

Alimentação Também é Fonte de Prazer

Não podemos nos esquecer que a alimentação é fonte de prazer para o humano, e permitir-se deliciar com quitutes e pratos saborosos faz parte da prática de uma vida gostosa.

Quando reeducamos nossa alimentação, a perda de peso é somente uma consequência de um processo de autoconhecimento e bem-estar.

Procure um nutricionista para lhe ajudar com a reeducação alimentar. Experimente seguir este método para perder peso e ficar com o corpo em forma.


 

ebook_10_melhores-sucos-detox-para-emagrecer

Baixe GRÁTIS o Ebook  "10 Melhores Sucos Detox para Emagrecer"!image/svg+xml
Compartilhe esse artigo e tenha acesso imediato ao Ebook GRÁTIS!



Atenção: O Dia de Saúde é um meio de divulgação, em linguagem acessível, sobre temas relacionados a saúde e bem estar. Toda a informação contida no site não deve ser utilizada para substituir qualquer diagnóstico ou prescrição médica. Recomendamos que o leitor sempre consulte um profissional de saúde.