Dieta da Fruta – Cardápio de 2 Dias, Como Fazer e Cuidados

A Dieta da Fruta é uma das opções para quem deseja perder peso rápido, mas é preciso, antes, saber que, como toda dieta, um acompanhamento médico ou nutricional por parte de um profissional qualificado, é de extrema importância.

Embora as frutas, todas elas, sejam muito nutritivas, uma dieta longa e rigorosamente baseada no consumo delas não é saudável, já que somente as frutas não oferecem todos os nutrientes que nosso organismo precisa para funcionar bem.

No verão, nosso paladar se torna mais leve e menos exigente: a perda de água através do suor excessivo faz aparecer o desejo por comidas leves, mais refrescantes e as frutas são os alimentos perfeitos para isso.

Por ser muito pobre em calorias e em carboidratos, as frutas sozinhas não oferecem um funcionamento orgânico ideal: a ausência dos outros nutrientes provocam cansaço, mal estar, dores de cabeça, fadiga, tonturas e desmaios. Portanto, não é uma dieta que pode ser levada por muito tempo, no máximo, dois dias.

Veja Como Emagrecer de Vez

Esse é um planejamento de emagrecimento que deve ser visto como uma dieta de emergência, que é usada apenas em casos onde se precisam perder alguns quilos de forma rápida.

Mas lembre-se: quando se perde peso muito rápido, também se perde massa muscular e o metabolismo fica muito mais lento. Portanto, faça a dieta da fruta apenas quando desejar perder alguns quilos rapidamente ou se o intuito for uma desintoxicação orgânica.

Deixamos aqui uma sugestão para uma dieta a base de frutas:

Receitas para uma Dieta da Fruta de 2 Dias

Primeiro Dia:

Café da manhã:

200 ml de suco de soja (fornecendo as proteínas necessárias)

Lanche da manhã:

300 ml de suco de laranja.

Almoço:

Um copo de vitaminas (laranja+maça+banana, ou laranja+melão+aveia). Metade de um mamão papaya.

Lanche da tarde:

200 ml de suco de soja.

Jantar:

Uma vitamina de suco de limão + meio abacate, sem adoçante.

Ceia:

Um prato pequeno de salada verde, variada e a gosto.

Segundo Dia:

Café da manhã:

Uma porção de melão ou melancia.

Lanche:

2 xícaras de chá de morangos picados ou uma toranja.

Almoço:

2 bananas médias e como sobremesa, um copo 200 ml de suco de soja.

Lanche :

2 maças médias ou 3 pequenas.

Jantar:

1 manga ou um papaya.

Ceia:

Um pratinho de salada verde variada, meio abacate e um copo 200 ml de suco de soja.

Caso sinta falta de café, é permitido até uma xícara por dia, pode ser adoçado normalmente e até 100 ml.

Veja, também, os benefícios do grão de soja verde: Edamame.

dieta da fruta - frutas que ajudam a emagrecer

Dieta da Fruta Emagrece Rápido?

Como pode ser visto, a dieta da fruta é das mais restritivas, e exatamente por isso o emagrecimento acontece de forma rápida. Mas como nela muitos alimentos importantes são excluídos, é uma dieta que pode prejudicar o organismo de uma pessoa, se seguida por um período prolongado.

Sem contar que, por retirar muitos alimentos normais presentes no nosso dia a dia, como arroz, feijão ou outras fontes de proteínas como carnes variadas, deixa o paciente ansioso, com fome e sempre insatisfeito.

Todas as frutas combinadas durante essa dieta são bem diuréticas, o que auxilia ainda mais no emagrecimento, ajudando a desinchar e desintoxicar. Mas isso também pode significar uma desnutrição que causará, certamente, graves efeitos colaterais no organismo.

Para melhor funcionar, esteja atento a como seu organismo responde durante os dias da dieta, que não devem ultrapassar os três dias recomendados. E não repita novamente antes de um mês, para que seu organismo recomponha as calorias e as proteínas que foram retiradas durante essa dieta.

Dia de Saúde - Dicas de saúde, emagrecimento, dietas, exercícios e qualidade de vida-footer