
O cuidado com a saúde deve ser feito de forma integral, isto é, lidar com corpo como um todo.
Cada parte da anatomia humana está interligada, e assim, apesar de parecerem separadas, devem ser cuidadas e observadas como um todo.
Uma das áreas mais importantes do corpo é a boca, e, por isso, o cuidado com a saúde bucal deve ser levado a sério.
O bom cuidado com os dentes e com a boca evita tratamentos invasivos ou de longo prazo e garantem que metodologias estéticas nos dentes, como lente nos dentes, sejam feitas sem problemas.
No presente artigo falaremos sobre algumas doenças relacionadas à saúde bucal e também dicas para manter uma rotina de higienização dental mais eficiente e com muito mais resultado.
As doenças bucais
Cuidar dos dentes e da boca faz parte de uma vida saudável, desta maneira, a boa higienização e a ida periódica ao dentista deve ser um hábito adquirido desde pequeno, para que não haja grandes complicações no futuro.
Entretanto, caso haja negligenciamento da higienização, e em conjunto agregar outros problemas, como ansiedade, pode ocorrer o aparecimento de doenças bucais. Abaixo falaremos sobre algumas delas, como:
- Cárie;
- Periodontite;
- Gengivite;
- Bruxismo.
Cárie
A cárie consiste em uma bactéria que se desenvolveu no dente causando a corrosão das camadas do esmalte do dente.
Essas bactérias costumam ter uma aparência bastante fácil de identificar, pequenos pontinhos escuros.
A cárie pode gerar outros quadros de problemas, como a pulpite.
E caso queira, realizar tratamentos, como o clareamento dental com moldeira, é necessário realizar o tratamento da cárie.
Periodontite
A periodontite é um tipo de doença bucal infecciosa causada por bactéria afetando, principalmente, o suporte dos dentes, mais precisamente tecidos e ossos dessa região.
Em um estágio mais avançado é chamado de gengivite.
A maior causa da periodontite é a falta de uma boa higienização.
Gengivite
É a evolução da periodontite, e consiste em uma inflamação do tecido da gengiva, fazendo com que fique mais frágil, podendo causar sangramentos ou, até mesmo, a perda dos dentes, sendo necessário recorrer a um implante dentario, por exemplo.
Bruxismo
É uma condição relacionada a fatores psicológicos, como a ansiedade. A principal característica é o ranger de dentes, de forma autônoma, sem controle por parte da pessoa.
Por conta disso, há desgaste dos dentes e gera consequências, como lesões orofaciais, dor muscular e distúrbios da articulação temporomandibular (ATM).
Muitas dessas doenças podem ser evitadas com uma boa higienização, uma alimentação mais saudável e visitas periódicas ao dentista, tanto para quem tem todos os dentes, como para quem faz uso de protese sobre implante dentario.
Dicas para manter uma boa saúde bucal
A principal forma de manter uma boa saúde bucal é ter uma higienização adequada da boca e dos dentes, entretanto, há outros elementos que são fundamentais para garantir uma boca equilibrada e que se mantenha em plenas condições de saúde.
Em seguida apontaremos algumas dicas de como manter uma vida bucal saudável e segura.
Tenha bons produtos bucais
O uso dos produtos bucais é essencial para uma higienização adequada, por isso, peça recomendação de marcas e tipos de produtos que podem ser usados para isso. Alguns que são indispensáveis no cotidiano são:
- Escova de dentes;
- Creme dental com flúor;
- Fio dental;
- Enxaguante com flúor.
Visitar o dentista de forma regular
A ida ao dentista é necessária para identificação de qualquer problema que pode estar no início. Desta forma, recomenda-se a ida ao médico a cada seis meses, ou seja, duas vezes ao ano.
A visita é fundamental para indicação de exames e inícios de tratamentos, evitando complicações.
Ter uma boa alimentação
A alimentação é uma aliada de peso para manter a saúde bucal em dia, principalmente, porque traz nutrientes para fortalecer os dentes.
Além do mais, evitar alguns alimentos ricos em corantes pode fazer com que o esmalte do dente fique amarelado.
Por isso, tenha uma dieta equilibrada e invista em alimentos ricos em ômega 3, como o salmão.
Conheça alguns alimentos que ajudam a prevenir doenças da boca.
Beba bastante água
O consumo de água é necessário para a produção de saliva, que elimina os restos de alimentos na boca e evita o mau hálito, já que boca seca gera esse tipo de problema.
Use fio dental
O uso do fio dental deve ser cotidiano sempre antes da escovação, pois retira restos de alimentos dos sulcos gengivais. Recomenda-se o uso pelo menos uma vez no dia.
Assim, vimos que as doenças bucais podem ser tratadas em sua maioria com cuidados cotidianos e hábitos que são adquiridos ao longo da vida como a ida periódica ao dentista.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.
Índice do Conteúdo