5 Dicas para evitar doenças bucais

Dicas para evitar doenças bucais

O cuidado com a saúde deve ser feito de forma integral, isto é, lidar com corpo como um todo.

Cada parte da anatomia humana está interligada, e assim, apesar de parecerem separadas, devem ser cuidadas e observadas como um todo.

Uma das áreas mais importantes do corpo é a boca, e, por isso, o cuidado com a saúde bucal deve ser levado a sério. 

O bom cuidado com os dentes e com a boca evita tratamentos invasivos ou de longo prazo e garantem que metodologias estéticas nos dentes, como lente nos dentes, sejam feitas sem problemas.

No presente artigo falaremos sobre algumas doenças relacionadas à saúde bucal e também dicas para manter uma rotina de higienização dental mais eficiente e com muito mais resultado.

As doenças bucais

Cuidar dos dentes e da boca faz parte de uma vida saudável, desta maneira, a boa higienização e a ida periódica ao dentista deve ser um hábito adquirido desde pequeno, para que não haja grandes complicações no futuro.

Entretanto, caso haja negligenciamento da higienização, e em conjunto agregar outros problemas, como ansiedade, pode ocorrer o aparecimento de doenças bucais. Abaixo falaremos sobre algumas delas, como:

  • Cárie;
  • Periodontite;
  • Gengivite;
  • Bruxismo.

Cárie

A cárie consiste em uma bactéria que se desenvolveu no dente causando a corrosão das camadas do esmalte do dente.

Essas bactérias costumam ter uma aparência bastante fácil de identificar, pequenos pontinhos escuros.

A cárie pode gerar outros quadros de problemas, como a pulpite. 

E caso queira, realizar tratamentos, como o clareamento dental com moldeira, é necessário realizar o tratamento da cárie.

Periodontite

A periodontite é um tipo de doença bucal infecciosa causada por bactéria afetando, principalmente, o suporte dos dentes, mais precisamente tecidos e ossos dessa região.

Em um estágio mais avançado é chamado de gengivite.

A maior causa da periodontite é a falta de uma boa higienização.

Gengivite

É a evolução da periodontite, e consiste em uma inflamação do tecido da gengiva, fazendo com que fique mais frágil, podendo causar sangramentos ou, até mesmo, a perda dos dentes, sendo necessário recorrer a um implante dentario, por exemplo.

Bruxismo

É uma condição relacionada a fatores psicológicos, como a ansiedade. A principal característica é o ranger de dentes, de forma autônoma, sem controle por parte da pessoa. 

Por conta disso, há desgaste dos dentes e gera consequências, como lesões orofaciais, dor muscular e distúrbios da articulação temporomandibular (ATM).

Muitas dessas doenças podem ser evitadas com uma boa higienização, uma alimentação mais saudável e visitas periódicas ao dentista, tanto para quem tem todos os dentes, como para quem faz uso de protese sobre implante dentario.

Dicas para evitar doenças bucais

Dicas para manter uma boa saúde bucal

A principal forma de manter uma boa saúde bucal é ter uma higienização adequada da boca e dos dentes, entretanto, há outros elementos que são fundamentais para garantir uma boca equilibrada e que se mantenha em plenas condições de saúde.

Em seguida apontaremos algumas dicas de como manter uma vida bucal saudável e segura.

Tenha bons produtos bucais

O uso dos produtos bucais é essencial para uma higienização adequada, por isso, peça recomendação de marcas e tipos de produtos que podem ser usados para isso. Alguns que são indispensáveis no cotidiano são:

  • Escova de dentes;
  • Creme dental com flúor;
  • Fio dental;
  • Enxaguante com flúor.

Visitar o dentista de forma regular

A ida ao dentista é necessária para identificação de qualquer problema que pode estar no início. Desta forma, recomenda-se a ida ao médico a cada seis meses, ou seja, duas vezes ao ano.

A visita é fundamental para indicação de exames e inícios de tratamentos, evitando complicações.

Ter uma boa alimentação

A alimentação é uma aliada de peso para manter a saúde bucal em dia, principalmente, porque traz nutrientes para fortalecer os dentes.

Além do mais, evitar alguns alimentos ricos em corantes pode fazer com que o esmalte do dente fique amarelado.

Por isso, tenha uma dieta equilibrada e invista em alimentos ricos em ômega 3, como o salmão.

Conheça alguns alimentos que ajudam a prevenir doenças da boca.

Beba bastante água

O consumo de água é necessário para a produção de saliva, que elimina os restos de alimentos na boca e evita o mau hálito, já que boca seca gera esse tipo de problema.

Use fio dental 

O uso do fio dental deve ser cotidiano sempre antes da escovação, pois retira restos de alimentos dos sulcos gengivais. Recomenda-se o uso pelo menos uma vez no dia.

Assim, vimos que as doenças bucais podem ser tratadas em sua maioria com cuidados cotidianos e hábitos que são adquiridos ao longo da vida como a ida periódica ao dentista. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.