Confrei: Saiba Para que Serve e Como Usar essa Planta Medicinal.

Também conhecido como Consólida e Lingua de Vaca, o Confrei é bastante utilizado desde a antiguidade por suas propriedades cicatrizantes.

Recentemente, foi descoberto que seu uso como chá é tóxico, favorecendo o câncer de fígado, de brônquios e de bexiga.

Apesar da versão em bebida ter sido proibida em diversos países, os medicamentos e cosméticos a base de Confrei ainda são bastante benéficos, desde que utilizados exclusivamente de forma externa, na pele e cabelos.

O que é?

O Confrei é um arbusto nativo da Europa e norte da Ásia. Formado por folhas largas e arredondadas e com flores brancas ou violáceas, é uma planta cujas raízes e folhas são amplamente utilizadas para a fabricação de pomadas e óleos cicatrizantes.

Propriedades

O Confrei é altamente cicatrizante, adstringente, hidratante e anti-inflamatório, sendo excelente matéria prima para cremes, compressas e pomadas.

Seu poder cicatrizante já está bem consolidado e a planta é constituída de ácidos fólico e ascórbico, vitaminas A, B1, B2 e B12, vitamina C e vitamona E, aminoácidos essenciais, proteínas, zinco, cálcio e ferro. Tendo ainda alantoínas, fitoesteróis e taninos.

O plantio de Confrei começou no Brasil em 1980 e a planta, que necessita de água por perto, se adaptou bem ao país.

Confrei

Benefícios

O principal benefício do Confrei se dá na cicatrização de feridas. Quando a pele está machucada, leva algum tempo até conseguir cicatrizar.

Muitas substâncias do sangue e da própria pele são ativadas e formam redes de proteção (as chamadas casquinhas) enquanto recuperam o tecido lesionado.

O Confrei age tanto para estancar o sangue que está sendo perdido, quanto para ativar de forma mais efetiva as substâncias curativas.

Ele mantém a pele hidratada e saudável para que a cicatrização ocorra de forma efetiva e rápida, e seus componentes ajudam os naturais, do corpo, a funcionarem melhor.

Diminui a inflamação

Quando nos machucamos, a inflamação tem uma importância imunológica de matar germes e bactérias que possam ter ficado na ferida e preparar o tecido para a cicatrização.

As vezes, porém, as inflamações acabam sendo exageradas e fazendo mais mal do que bem para o organismo.

Em feridas extensas, já foi provado que o tecido formado pela inflamação faz com que o machucado leve mais tempo para cicatrizar bem, e nos centros médicos é costume retirar essa “proteção” para permitir que fármacos e remédios atuem melhor (um processo conhecido como debridamento).

Os cremes a base de Confrei ajudam a diminuir a inflamação dos tecidos que precisam cicatrizar e permitem que a ferida tenha uma aparência melhor e feche mais rápido.

Age contra abcessos e acne

A acne é um problema sério de pele, que costuma atingir principalmente adolescentes e mulheres jovens.

Além de doloridas, as espinhas em excesso podem ser porta de entrada para outros contaminantes, inclusive a meningite, e podem destruir a autoestima de quem sofre com elas.

Compressas a base de Confrei podem ser utilizadas sobre o rosto, costas ou parte atingida pela acne, e vão atuar diminuindo a inflamação, estimulando a cicatrização sem deixar marcas e também matando bactérias e outros germes que possam ter sido os causadores da espinha em primeiro lugar.

Por esse mesmo motivo, o Confrei também pode ser colocado sobre abcessos, pois vai matar as bactérias, diminuir a inflamação e esterilizar o local, permitindo uma recuperação mais rápida e menos dolorosa.

Hidratação

Seja para o cabelo ou para a pele, produtos a base de Confrei recuperam quem sofre com pele ressequida e deixam o cabelo mais hidratado e brilhante, servindo também para livrar as pessoas de lesões como caspas e descamação pós sol.

Hematomas e machucados

O Confrei pode ajudar a reduzir a aparência e acelerar a cicatrização de feridas. Ele reduz o sangramento de feridas na pele, além de parar hemorragias nasais. Isso por causa do tanino, que tem efeito constritor sobre os vasos sanguíneos, atuando de forma parecida com o gelo quando o colocamos em cima de machucados.

Dores nas costas

Um estudo em relação ao uso de confrei para o tratamento de dor nas costas concluiu que o extrato de Confrei poderia diminuir em até 95% a percepção de dores musculares, principalmente na região lombar.

Os movimentos também foram recuperados mais rapidamente e a taxa de lesões foi menor no grupo que utilizou a planta.

Contraindicações

Apesar de ser excelente contra úlceras e gastrites, o Confrei é infelizmente contraindicado para ingestão.

Essa contraindicação é absoluta – ninguém, independente do estado de saúde, deve ingerir o chá ou suco de Confrei. Isso porque essa planta é bastante tóxica para o fígado e há relatos de pessoas envenenadas por excesso de Confrei.

Pessoas com câncer

Mesmo para uso tópico (sobre a pele), o Confrei não deve ser utilizado por quem tem câncer. Isso porque a planta estimula o crescimento das células.

Quem tem ou já teve câncer, tem uma predisposição genética ao crescimento exagerado de células, que gera tumores.

Então, nesse caso, é melhor utilizar outros cicatrizantes e se abster de experimentar os cremes a base de Confrei.

Grávidas

Quando ingerido, o Confrei pode ser abortivo. Não é comprovado que seu uso na pele também tenha esse efeito, e é muito improvável que realmente faça mal ao feto.

Como não existem pesquisas a esse respeito, é melhor evitar passar Confrei em estrias e machucados, pelo menos até que acabe a gestação.

Lactantes

Da mesma forma que as grávidas, mães que amamentam devem evitar passar pomadas de Confrei no bico dos seios.

Ainda que seja excelente cicatrizador, a substância pode ficar na pele e o bebê acabar ingerindo, o que é bastante prejudicial.

Como utilizar

Apesar de jamais dever ser ingerido, o chá de Confrei e outros compostos podem ser utilizados para compressas, por exemplo.

É importante lembrar de não utilizar altas doses e nem fazer uso contínuo por mais de 10 dias sem intervalo.

Chá de Confrei

Deve-se ferver 500mL de água com cerca de 10g de folhas e raízes de Confrei. Pode-se utilizar todas as partes da planta para fazer esse chá.

Após a fervura, deve-se coar a mistura e deixar a água chegar na temperatura mais agradável, conforme o gosto pessoal.

Compressa para a acne

Para a compressa de acne e abcessos, pode-se fazer o chá com um pouco mais de Confrei do que da forma anterior, usando cerca de 50g da planta.

Nesse caso, a planta deve ser misturada na água ainda fria, e só então colocar a mesma para ferver. Após a fervura, umedecer um pano fino e colocar na região afetada.

Se a compressa estiver morna, os poros dilatam mais rápido e ajudam a fazer um efeito mais completo.

Alcoolatura

Pode-se misturar uma parte de folha para cinco de álcool e aplicar sobre a região que se quer esterilizar.

Cataplasma

Pode-se esmagar uma quantidade suficiente de folhas até o ponto em que pareçam uma pasta. Esta pasta deve ser colocada sobre feridas e hematomas duas vezes ao dia.

Pode-se misturar outros óleos hidratantes e manteigas vegetais.

Cremes e pomadas

Para serem efetivos, os cremes e pomadas devem conter pelo menos de 10 a 20% de extrato de Confrei.

Os melhores são vendidos por fitoterapeutas, mas é possível tentar fazer em casa seguindo a receita do cataplasma e misturando com outras substâncias hidratantes.

diabetes controlada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 9 =