Como Ter uma Boa Qualidade de Vida com 5 Atividades Simples

Veja como ter uma boa qualidade de vida de maneira simples. Conheça as atividades que, por meio do exercício físico, podem ter uma influência positiva na sua qualidade de vida e no seu bem-estar.

Saiba como ter uma boa qualidade de vida e no que esses cinco exercícios podem influenciar para trazer bem-estar.

1 – Ioga para melhorar o humor

A prática de yoga pode ajudar a melhorar o humor porque ela está ligada a um aumento significativo do neurotransmissor GABA – responsável pela diminuição da ansiedade – segundo um estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine nos EUA.

Além de ajudar a pessoa a se sentir melhor, esse neurotransmissor é também responsável pelo tônus muscular.

Sendo assim, a prática de ioga não apenas proporciona mais bem-estar, como também músculos mais bonitos. Entretanto, para conseguir estes resultados é importante praticar a ioga pelo menos três vezes por semana durante uma hora.

2 – Tai Chi para diminuir o estresse

Estudos comprovaram que o Tai Chi pode ter grande influencia na diminuição do estresse.

O Tai Chi consiste em uma arte marcial chinesa em que uma combinação de posições e movimentos fluem de uma para outra. Como o Tai Chi é tradicionalmente praticado em pé, os movimentos que o corpo faz lentamente aliados à respiração promovem o relaxamento dos músculos e deixam sua mente mais tranquila.

Essa prática faz com que a pessoa se acostume com os movimentos lentos, deixando-a mais calma e menos ansiosa para fazer tudo às pressas.

3 – Levantar peso para pensar com mais clareza

Uma pesquisa revelou que quem levanta pesos, mesmo com baixa intensidade, entre 3 a 5 vezes por semana pode se sair melhor em um teste cognitivo do que quem não levanta peso algum.

De acordo com o estudo, o grupo que pegava pesos melhorou em sua capacidade de planejamento e de executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo.

Outra pesquisa provou também que quem pratica levantamento de peso por uma hora entre 2 a 3 vezes por semana durante um ano, tem sua capacidade de se concentrar melhorada e consegue tomar decisões mais sensatas diante de um teste cerebral rigoroso.

Sem dúvidas vale a pena praticar levantamento de pesos leves algumas vezes por semana, porque além dos benefícios já citados, a musculação pode até auxiliar na geração de novos neurônios.

4 – Pilates para melhorar a qualidade do sono

Um estudo realizado na Appalachian State University nos EUA comprovou a conexão entre a prática de pilates e melhores padrões de sono.

Segundo dados da pesquisa, quem pratica pilates 2 vezes por semana em sessões de 75 minutos ou 3 vezes por semana em sessões de 50 minutos tem menos chances de ter um sono perturbado.

Acredita-se que a consciência sobre o próprio corpo, que o pilates ajuda o praticante a ter, faz com que ele consiga se desligar das preocupações e relaxar para ter uma boa noite de sono.

5 – Pedalar para ter mais energia

Outra descoberta dos pesquisadores é que uma “pedalada” de 30 minutos pode ajudar a aumentar os níveis de energia no organismo. Os estudos revelaram que pedalar ativa circuitos do cérebro que fazem com que a pessoa se sinta cheia de energia.

Apesar de parecer que a atividade física deixa a pessoa mais cansada, na realidade a pessoa fica com muito mais energia e fica ainda mais ativa se ela se exercita regularmente.

Agora que você conhece os benefícios dessas atividades físicas, que tal escolher uma para começar a praticar e aproveitar já o que elas tem de bom a oferecer. Experimente e melhore sua qualidade de vida.

 

%d blogueiros gostam disto: