Como higienizar corretamente um aparelho ortodôntico

como higienizar aparelho ortodôntico

Quando falamos em saúde bucal, a higienização é uma das partes fundamentais para conseguir conquistar esse objetivo, e saber como higienizar corretamente um aparelho ortodôntico é essencial para aqueles que fazem o tratamento.

Algumas pessoas passam anos realizando tratamento ortodôntico e certamente já perceberam que a forma de escovar os dentes muda completamente com a existência do aparelho em suas bocas.

Confira algumas dicas ideais para realizar a limpeza de forma correta durante todo o tratamento.

Utilize o fio dental

O fio dental é uma etapa que não pode ser evitada na Higienização bucal, principalmente para quem utiliza o aparelho ortodôntico. 

Em caso de tratamentos mais delicados como o do aparelho transparente, os resíduos de comida que ficam na boca ficam ainda mais aparentes.

O uso do fio dental consegue trazer uma limpeza completa retirando os restos de comida em locais onde a escova não consegue chegar, principalmente entre o aparelho. 

Por mais corrido que seja o seu dia, separe um tempo para realizar essa etapa no mínimo uma vez, principalmente antes de dormir.

Troque a escova com frequência

Para que a limpeza seja feita de maneira eficaz as cerdas devem estar completas e não podendo estar gasta por conta do uso, pois assim dificilmente será possível atingir todos os seus dentes.

A orientação é que a troca seja feita a cada três meses para pessoas que não utilizam aparelho, e para aqueles que utilizam, a troca deve ser realizada a cada um mês (ou quando perceber o desgaste entre as cerdas).

como higienizar aparelho ortodôntico

Não falte ao dentista

Para fazer com que o tratamento acabe o mais rápido possível é crucial que todas as manutenções sejam realizadas sem faltas ou adiamentos.

Faltando em uma manutenção você faz com que o tempo em que o aparelho fique em sua boca se torne maior, além de dar mais tempo para que tártaros e outras bactérias se manifestem em suas gengivas.

É justamente nessas consultas que o dentista consegue avaliar se a sua alimentação e higienização estão sendo feitos de maneira eficiente. 

E em alguns casos, limpezas são realizadas para a prevenção de doenças ou inflamações na cavidade bucal.

A profilaxia é uma limpeza completa realizada apenas por profissionais da área, e será de grande ajuda para garantir uma boca saudável.

Isso porque o tratamento com aparelho ortodôntico dificulta a higienização, fazendo com que alguns cantinhos não sejam de fácil acesso com a escova ou fio dental.

Nessa limpeza é feita a aplicação de flúor que garante que seu sorriso fique protegido, além de ajudar a recuperar o esmalte dos dentes. 

Em geral, demora em torno de seis meses para que uma limpeza e aplicação de flúor seja realizada, mas em casos específicos esses procedimentos podem ser realizados antes desse prazo. 

Justamente por esses motivos citados é importante manter um acompanhamento mensal com o seu dentista, assim o seu tratamento terá um bom desempenho.

Utilize os equipamentos certos

Ao realizar procedimentos mais delicados, como aplicação de uma lente de contato, é necessário o uso de ferramentas especializadas para a limpeza dos dentes para a manutenção no dia a dia, e com o aparelho ortodôntico não é diferente.

O passa fio é uma espécie de agulha plástica que consegue a passagem do fio dental entre os dentes e o próprio aparelho, facilitando a higiene nos espaços mais difíceis de alcançar.

Também existe as escovas ortodônticas, que facilitam a escovação, por se encaixa com maior facilidade entre os braquetes.

A diferença da escova ortodôntica para uma tradicional é a forma da cabeça, pois é pequena e possui saídas mais cilíndricas.

Importante também se preocupar com a língua, afinal de contas, ela pode ser um grande transmissor de bactérias para o restante do corpo. 

Por isso, é importante finalizar a sua rotina de higienização bucal com uma peça plástica conhecida como limpador lingual.

Escove os dentes após cada refeição

Conforme citamos ao longo do artigo, é crucial que após cada refeição seja feita a escovação dos dentes, principalmente para aqueles que utilizam aparelho ortodôntico ou já fizeram um procedimento que precisa de uma manutenção.

Portanto, assim que finalizar o seu café da manhã, almoço e, principalmente, janta não se esqueça de escovar os dentes e fazer o uso do fio dental. Assim, evitando futuros problemas bucais.

Dessa maneira, é possível prevenir que a bactéria se instale em seus dentes, além de garantir um bom hálito ao longo do seu dia.

Tenha uma boa alimentação

Desde criança somos orientados pelos nossos pais a evitar o consumo excessivo de doces, justamente porque alguns deles podem ficar grudados no nossos dentes e gerar cáries.

Para quem faz uso do aparelho ortodôntico, esse consumo pode facilitar o acúmulo de partículas que esses doces liberam ao longo da mastigação e se agarram as peças metálicas.

Por isso, recomendamos que o consumo de doces como chiclete, brigadeiro e balas seja reduzido, que além de causar inflamações, podem quebrar e danificar o seu aparelho.

Vale ressaltar que não são apenas os doces, mas alimentos duros, como torresmo, pipoca, amendoim, entre outros, também podem causar danos ao aparelho. 

Estar longe de alimentos que possuem grande volume de corantes, como por exemplo o café, que pode amarelar não apenas o aparelho transparente mas também os dentes, é um hábito interessante a se criar ao longo do tratamento.

Evita também o desejo de realizar um clareamento dental por conta dos efeitos que essas bebidas e alimentos causam nos dentes no decorrer da vida, podendo afetar a auto estima.

Seguindo as dicas apresentadas nesse artigo, o seu tratamento com o aparelho ortodôntico será mais prático e tranquilo, evitando o desenvolvimento de problemas como placas bacterianas, inflamações nas gengivas e desgaste das peças.

Visite seu dentista com frequência para fazer a manutenção e manter sua saúde bucal em dia!

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.