Como Consumir Chia – As várias formas de utilização da chia na dieta

A chia é aquele alimento funcional que não pode faltar na dieta, ainda mais se o intuito é emagrecer de forma saudável.

É rica em cálcio e possui alto teor protéico, ou seja, além de ajudar a melhorar a estética, a chia também ajuda a turbinar a saúde.

Propriedades da Chia

As pequenas sementes também são ricas em importantes minerais como: fósforo, ferro, zinco, magnésio, entre outros. E também contra com o importante nutriente ômega-3, poderoso antioxidante que também age em prol do emagrecimento.

O mais legal é que a chia vai bem com diversas combinações na dieta e você não perde em sabor.

Opções para consumir chia

Gelatina de chia

É só misturar uma colher de sopa da semente de chia em apenas 60 ml de água filtrada, deixe descansar por pelo menos meia hora. Essa mistura irá se transformar em gel.

Consumir logo pela manhã ou quando bate aquela fome no final da tarde, é indicado. Essa gelatina ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo, sem contar a riqueza em nutrientes.

Em forma de farinha

A chia também pode ser encontrada em forma de farinha. E assim, o aproveitamento pode ser ainda mais versátil. Pode ser utilizada no preparo de bolos, biscoitos, tortas, entre outros.

No iogurte

No iogurte natural é super bem-vinda. Misture uma colher de sopa. Deixe descansar por pelo menos 5 minutos antes de consumir.

Na vitamina

Uma vitamina com chia é uma boa pedida para manter o organismo funcionando bem e para se sentir satisfeito entre as refeições.

Com frutas

Algumas frutas picadinhas e uma colher rasa de chia polvilhada por cima. Fica uma delícia!

No lugar dos ovos

A chia pode ser utilizada no preparo de receitas mais saudáveis substituindo a utilização dos ovos. Isso porque por formar uma espécie de gel, ajuda a conferir consistência aos alimentos.

No molho para saladas

Pode ser aproveitada no molho para salada e confere ainda mais nutrientes à sua alimentação.

Essas são algumas das possibilidades. Mas a chia pode ser usada de inúmeras maneiras na dieta. O mais legal é que quem ganha em qualidade de vida é você.


Atenção: O Dia de Saúde é um meio de divulgação, em linguagem acessível, sobre temas relacionados a saúde e bem estar. Toda a informação contida no site não deve ser utilizada para substituir qualquer diagnóstico ou prescrição médica. Recomendamos que o leitor sempre consulte um profissional de saúde.