Como Aumentar o Metabolismo para Emagrecer

Muitas pessoas dariam muito para descobrir como aumentar o metabolismo para emagrecer e atingir o peso ideal. Ter um metabolismo acelerado permite manter a queima de gorduras e perder peso, com menor quantidade de atividade.

O metabolismo celular é o termo utilizado para se referir ao conjunto de reações químicas que ocorrem nas células. Falando de maneira simplificada, seria a taxa pela qual o corpo transforma todos os nutrientes ingeridos, dissolvendo e produzindo novas reações químicas, permitindo a reprodução e o crescimento das células do organismo.

Existem vários fatores que influenciam no metabolismo de uma pessoa, como, por exemplo:

  • Dieta pessoal,
  • Frequência das refeições,
  • Genética,
  • Níveis de estresse ,
  • Níveis de atividade e
  • Quantidade de massa magra.

O metabolismo fica mais lento feito devido a alguns fatores: perda de massa muscular: por causa da atividade física insuficiente e a tendência do corpo em consumir seu próprio tecido: porque não há energia suficiente dos alimentos para sustentá-lo. Ficar muito tempo sem se alimentar: porque faz o corpo “pensar” que a próxima alimentação vai demorar e passa a estocar a gordura para preservar a vida.

A diminuição da atividade física, que acontece naturalmente com a idade, também contribui para desacelerar o metabolismo

Aqui estão ALGUMAS DICAS de como acelerar o metabolismo PARA EMAGRECER:

1. Construir massa magra, aumentando a média de músculos. A quantidade de músculos que uma pessoa tem é um fator determinante na capacidade de queimar calorias e perder gordura. Assim, é necessário lembrar que o exercício físico é essencial. Criar força e resistência com treinos, pelo menos, duas vezes por semana, de preferência com pesos.

Faça exercícios fáceis entre os treinos. Tarefas simples como: passear com o cão e usar as escadas, no lugar do elevador, já ajudam a detonar calorias.

2. Tome um bom café da manhã. Muitas pessoas estão ignorando o fato de que a primeira refeição é a mais importante do dia. Surpreendentemente, as pessoas que tomam café da manhã são mais magras do que as que não o fazem. O metabolismo pode diminuir consideravelmente se o café da manhã é tomado muito tempo depois de acordar.

3. Evite o açúcar. Açúcar permite que o corpo armazene gordura. Recomenda-se o consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico, que demoram mais para serem processados e não elevam a taxa de glicose no sangue. Além disso, exercícios progressivos, 2 a 3 vezes por semana, ajudam a estabilizar o açúcar no sangue.

4. Coma alimentos termogênicos. Alimentos como pimenta, gengibre e muitos outros, elevam a temperatura corporal, fazendo o metabolismo funcionar mais rápido.

5. Durma melhor. Assim, os músculos são regenerados durante o período de sono. De Acordo com diversas pesquisas, pessoas que não dormem o suficiente, têm a tendência de ganhar mais gorduras.

como aumentar o metabolismo para emagrecer6. Aumentar a ingestão de água. A água é essencial para eliminar as toxinas, sempre que o corpo queima gordura. A maioria das funções orgânicas utilizam água, e a falta de água faz com que as operações do sistema do corpo passem a diminuir sua velocidade e causam estresse físico desnecessário

7. Coma pequenas refeições. É aconselhável consumir 4 a 6 pequenas refeições por dia, a cada 2/3 horas.

8. Jamais pule as refeições. As pessoas tendem deixar de comer para emagrecer, o que é um grande erro, uma vez que, ficar muito tempo sem comer retarda o metabolismo.

9. Faça um plano de refeições em detalhes. Sempre prepare a quantidade certa de alimento a ser consumido nos intervalos designados. Não cometa o erro de comer refeições em quantidades muito maiores que o necessário.

10. Controle o stress! O estresse, seja ele físico ou emocional, provoca a liberação de um hormônio chamado cortisol, o que diminui o metabolismo. Por isso, as pessoas tendem a comer excessivamente quando estão estressadas.

11. Inclua o chá verde da sua dieta. Ele pode ser usado como um substituto para o café. O chá tem a capacidade de estimular o metabolismo, e ao contrário do café, não tem efeitos colaterais indesejáveis.

12. Inclua mais alimentos que contenham altos índices de proteína, na dieta como: frutas e legumes, feijões e cereais integrais.

Aumentar o metabolismo e emagrecer, não é tão difícil, como pode parecer para muitas pessoas.

Atingir o peso corporal desejado nunca é impossível, quando se tem a determinação e paciência necessária para aumentar o metabolismo e mantê-lo rápido, o que desempenha papel importante na perda de peso. As pessoas também precisam perceber que: se alimentar bem e praticar exercícios físicos, não é apenas uma moda passageira, mas um modo de vida.

 

Custom Search
Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − dez =