Como Aumentar o HDL – Colesterol Bom

O colesterol bom (HDL) é o responsável pela “varredura” das artérias, levando a gordura excedente dos vasos sanguíneos para ser metabolizada no fígado. Por isso o ideal é que seu nível esteja acima de 60 mg/dl.

Manter a taxa de colesterol em níveis normais é essencial para a prevenção e diminuição do risco de doenças relacionadas ao coração, como o infarto e, também, o AVC (Acidente Vascular Cerebral). 

Como aumentar o colesterol bom (HDL)

Praticar exercícios físicos

A principal recomendação para aumentar o colesterol bom é a prática de exercícios aeróbicos como ciclismo, corrida, caminhada rápida etc.

O mais importante é que sejam exercícios que aumentem a frequência cardíaca, com duração de 25 a 40 minutos. Pesquisas recentes sugerem que a duração do exercício é mais importante do que a intensidade, para aumentar o HDL. Exercícios intensos são ótimos para a queima de gorduras, porém menos efetivos no aumento do colesterol bom.

Alimentar-se de forma correta

como aumentar o hdl colesterol bomEvitar ou diminuir o consumo de gorduras saturadas como salgadinhos, frituras, carne gorda, leite, banha de porco, manteiga, salsicha etc.

Consumir alimentos ricos em fibras, como aveia, soja, frutas com casca e grãos, diariamente.

Ingerir alimentos que contenham ômega 3 como atum, salmão, sardinha, cação, bacalhau e truta.

Adicionar mais legumes e vegetais variados, como saladas, nas principais refeições. Uma boa medida é metade do prato.

Evitar ou diminuir o consumo de alimentos ricos em gorduras como gema de ovo, camarão e manteiga.

Ingerir mais gorduras monoinsaturadas como azeite de oliva, óleo de canola, abacate e nozes ajudam a aumentar o colesterol bom.

Perder peso. As pessoas que estão acima do peso, normalmente têm níveis de colesterol ruim (LDL) alto, por isso sempre se recomenda uma dieta balanceada associada à prática de exercícios físicos regulares.

As pessoas que fumam, podem aumentar o HDL, simplesmente abandonando esse vício.

Existem medicamentos que também ajudam a aumentar os níveis de HDL, porém seu uso deve ser recomendado apenas por médicos. Por exemplo, a niacina, que é um tipo de vitamina B, ajuda a aumentar o colesterol bom, para a quantidade necessária é muito grande e só um especialista é capaz de orientar para um tratamento eficiente, dependendo de cada caso.

Seguindo essas recomendações básicas, é possível começar a aumentar o colesterol bom e diminuir o colesterol ruim LDL, mas a consulta ao médico é o mais indicado.

Como controlar a ansiedade. 9 pontos para diminuir a ansiedade

Compartilhar: