Colágeno – Para que Serve e quais os Benefícios para a Saúde

O colágeno é uma proteína produzida pelo nosso corpo, cuja função principal é proporcionar sustentação às células e mantê-las unidas, como um tipo de “cola” entre a pele, músculos, tecidos, tendões e ligamentos.

Apesar de ser produzido pelo próprio organismo, com o passar dos anos, as fibras levam a uma redução desta proteína, provocando uma menor elasticidade da pele, aparecimento de rugas e aumentando a fragilidade dos ossos e articulações.

As estruturas básicas da proteína no corpo humano são aproximadamente 20 aminoácidos diferentes. Alguns são chamados não essenciais pois são fabricados pelo corpo e alguns essenciais, que devem ser absorvidos pelo corpo através de alimento.

O colágeno hidrolisado possui 9 dos 10 aminoácidos essenciais e é a única proteína que contém hidroxiprolina, fundamental para a saúde das articulações. Além disso, não contém gordura, colesterol nem carboidrato.

A alimentação convencional não é capaz de suprir a quantidade diária necessária, por isso é indicada a ingestão de suplemento de colágeno hidrolisado.

Importância do Colágeno no Corpo

As proteínas são fundamentais para o organismo desempenhar suas funções, como crescimento, conservação e reparação dos nossos órgãos, tecidos e células; defesa imunológica; metabolismo; etc. O colágeno, especificamente, compõe cerca de 30% do nosso corpo. No corpo humano, ele desempenha várias funções, como, por exemplo, unindo e fortalecendo os tecidos.

O que é Colágeno Hidrolisado?

O colágeno hidrolisado é o colágeno que passou por processo de hidrólise, ou seja, a grande cadeia proteica se quebra em um ponto, agregando uma molécula de água em sua estrutura, sendo mais fácil de ser absorvido pelo corpo. Contém 18 aminoácidos, sendo que 9 são considerados essenciais.

Benefícios

  • Fortalecimento das unhas;
  • Previne contra celulite;
  • Retarda e previne o aparecimento de rugas e marcas de expressão;
  • Proporciona mais elasticidade à pele;
  • Fortalece e melhora a aparência dos fios de cabelo.

Alimentos que contém Colágeno

  • Carne branca;
  • Carne vermelha;
  • Geléia de mocotó;
  • Gelatina.

Colágeno – Para que Serve?

Pele e cabelos bonitos; unhas e articulações fortes. Todos desejamos isto, mas não basta apenas tratar superficialmente por fora, o cuidado de dentro para fora proporciona resultados duradouros.

Pesquisas sugerem que a ingestão diária de colágeno hidrolisado é capaz de deixar as unhas mais fortes, a pele mais hidratada e firme, cabelos mais resistentes e melhora na mobilidade das articulações.

Em um estudo delineado e desenvolvido no Brasil, pelo Medcin Instituto da Pele, comprovou que em um dos grupos que recebeu diariamente 5g de Colágeno Hidrolisado de uma determinada marca, adicionado em um suco em pó comercial, foi constatada melhora na hidratação e flacidez da pele, observada na avaliação subjetiva e clínica respectivamente. Foi observada uma melhora de 5,5% na firmeza e 10% na elasticidade da pele do rosto, além de melhora na hidratação cutânea.

Cápsulas ou em Pó?

O colágeno é comercializado em várias apresentações: em pó, líquido, cápsulas, balas etc. A principal diferença entre estas apresentações está na quantidade de colágeno. O ideal é ingerir cerca de 9g ao dia.

As cápsulas apresentam em média 500 mg de colágeno. Para consumir a quantidade necessária diariamente teríamos que tomar muitas cápsulas, o que tornaria seu consumo desagradável e caro.

A melhor forma de consumir o colágeno tem sido observada em sua apresentação em , pois é o que tem a maior concentração por porção.

O Colágeno em Pó Puro pode ser adicionado a sucos, vitaminas, iogurtes ou com a bebida de sua preferência.

Outro fator que interfere na escolha do colágeno é o uso de corantes e conservantes. Algumas pessoas são intolerantes a estes componentes. Para estes, o mais indicado é o colágeno puro.

Colágeno - Para que Serve e quais os Benefícios para a Saúde

É necessário que o colágeno tenha vitaminas para que ele tenha efeito?

Vale lembrar, é muito importante saber bem a origem dos produtos a base de colágeno que você vai ingerir. Outro ponto fundamental a ser observado é a ingestão do colágeno Hidrolisado combinado com uma dieta rica em Vitamina C como limão, laranja, kiwi, tangerina etc., pois essa vitamina é fundamental para a absorção total dessa proteína, aliado a um estilo de vida saudável que combine uma dieta rica de frutas e legumes mais a prática de exercícios regularmente.

A ingestão de vitaminas é indispensável para o bom funcionamento do corpo. A dieta balanceada e rica em frutas, legumes e verduras proporciona maior vitalidade, pele mais bonita e saúde radiante. A vitamina C é responsável pela defesa do organismo e evita o envelhecimento precoce da pele entre muitos outros benefícios.

O colágeno hidrolisado puro misturado a sucos de frutas ou um mix de frutas, legumes e verduras contém vitaminas importantes para o corpo. Além desse benefício, é isento de corantes ou conservantes.

Se tomados esses cuidados, o colágeno é um maravilhoso suplemento aliado da beleza e da saúde.


Atenção: O Dia de Saúde é um meio de divulgação, em linguagem acessível, sobre temas relacionados a saúde e bem estar. Toda a informação contida no site não deve ser utilizada para substituir qualquer diagnóstico ou prescrição médica. Recomendamos que o leitor sempre consulte um profissional de saúde.