Cloreto de Magnésio – Benefícios, Efeitos e Contraindicação

O cloreto de magnésio é um composto químico formado por cloro e magnésio, cuja fórmula é a seguinte: MgCl2. Ele é amplamente utilizado na medicina, sobretudo com fins terapêuticos; na indústria e até na culinária, na preparação de pratos como o tofu, por exemplo.

Mas você sabe quais são os benefícios que essa substância traz para a saúde e se o cloreto de magnésio emagrece de verdade como muitos acreditam?

O cloro, presente nesse composto, é utilizado todos os dias na produção de suco gástrico, um dos responsáveis pelo processo digestivo. Enquanto isso, o magnésio combate alguns sinais do envelhecimento, atuando na prevenção da calcificação de vasos sanguíneos, órgãos e tecidos.

Benefícios do Cloreto de Magnésio.

cloreto_de_magnésioEntre os benefícios do cloreto de magnésio podemos citar a desintoxicação do organismo, ou seja, a eliminação de toxinas que acabam se acumulando pela ingestão de determinados alimentos ou bebidas e o controle das taxas de açúcar no sangue.

Em alguns casos, as células do organismo sofrem de resistência à insulina, que é o hormônio que tira a glicose da corrente sanguínea e deposita-a nas células, para que possa ser usada como fonte de energia. O cloreto de magnésio ajuda a combater essa resistência, melhorando a eficácia desse mecanismo.

Outra vantagem proporcionada pelo consumo do cloreto de magnésio é aprimorar a saúde do coração. Ele previne a arritmia cardíaca, ajuda a desfazer coágulos sanguíneos e dilata os vasos. Além de tudo isso, é um composto químico antioxidante, que combate os radicais livres.

Cloreto de Magnésio Emagrece?

Mas e em relação à balança? Será que o cloreto de magnésio emagrece mesmo e pode realmente ser um aliado na perda de peso?

É comprovado que a deficiência de magnésio no organismo é um dos fatores que podem levar à obesidade. Esse mesmo elemento favorece a absorção de vitaminas e minerais pelas células do corpo, o que ajuda a se ter uma nutrição mais equilibrada.

A partir do momento em que a quantidade correta de nutrientes está entrando nas células, elas terão a energia necessária para funcionar, o que prolonga a sensação de saciedade.

O magnésio também tem o poder de reduzir o estresse e a ansiedade, que são condições que podem levar uma pessoa a comer demais e ganhar peso.

Contraindicação

O consumo de cloreto de magnésio não é indicado a pessoas com diarreia, devido ao seu efeito laxativo, pessoas com miastenia grave ou com problemas renais.

Efeitos Colaterais

Apesar se ser bem tolerado pelo organismo, o consumo do cloreto de magnésio pode causar diarreia enjoo e vômito. Se for consumido em altas concentrações, pode provocar dificuldade na respiração, fraqueza muscular, intoxicação e hipotensão.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × cinco =