Chá Verde, Branco ou Preto? Entenda as Diferenças entre Eles

Vamos começar explicando rapidinho as diferenças entre chá e infusão. Tecnicamente falando só podemos chamar de chá os preparados a partir da folha da Camellia Sinensis. Este arbusto produz os chás: preto, verde, oolong, vermelho (pu-erh), branco e etc.

O que vai diferenciar um chá de outro é a época da colheita e processamento.

Já todas as outras bebidas preparadas a partir de água quente e alguma erva, flor, caule etc., são consideradas infusões.

Principais diferenças entre os chás:

Chá branco: recebe este nome pois são usados folhas e brotos antes das flores abrirem, quando a folhagem ainda tem uma fina penugem que dá um aspecto prateado a planta. Ele não passa por fermentação, então torna-se o chá com maior concentração de polifenóis e catequinas, poderosos antioxidantes. Ele ainda é diurético e auxilia numa maior queima calórica.

Chá verde: é o mais comum dos chás por ser o mais barato. Ele pode auxiliar na perda de peso por aumentar o metabolismo do corpo, é diurético e também tem uma porcentagem de antioxidante, porém de concentração menor que o branco.

Chá preto: Apesar de ter características semelhantes aos outros chás, ele tem uma porcentagem bem menor de nutrientes. Todavia, tem uma maior concentração de cafeína.

Algumas pessoas tem uma certa dificuldade no consumo destes chás, pelo sabor amargo ou por não saberem como inseri-lo na dieta.

Seguem algumas dicas de consumo:

Sempre que possível, prefira o produto fresco ou seco sem ser o saquinho industrializado do supermercado, pois estes perdem um pouco as suas propriedades pelo tempo até o consumo.

Evite consumi-lo junto com uma refeição. Ele deve ser tomado até 30 minutos antes ou ao menos 1 hora depois pois ele prejudica a absorção de ferro e vitamina C pelo corpo.

Se você for muito sensível a cafeína, cuidado para que o excesso não prejudique o seu sono.

Sabor amargo: acha intragável? Experimente adicionar 2 colheres de mel, misturar outras ervas como camomila ou hortelã, espremer um limão ou colocar também uma casca de abacaxi ou manga na preparação. Isso ajuda a disfarçar um pouco o sabor amargo da planta.

camellia-sinensis-chá-branco-verde-vermelho-preto

Nunca ferva a água do chá! O contato da planta com a água a mais de 85º graus, faz mudar suas propriedades de sabor, cor e perder as propriedades antioxidantes!

No verão fica difícil tomar chá quente? Gelar o chá não faz ele perder as suas propriedades, a única coisa não recomendável é não reaquecer, pois pode perder algumas de suas características.

Praticidade: chás solúveis podem ser usados como facilitador na nossa vida, eles preservam as principais características do produto.

Aproveite o seu chá!

 

%d blogueiros gostam disto: