Chá de malva Benefícios e Propriedades

O chá de malva, planta bastante conhecida por: Malva cheirosa, Malva de casa, Malva silvestre, Rosa cheirosa ou Malva rosa, é utilizado em diversos tipos de tratamentos como dor de estômago, gripes, resfriados, mau hálito, prisão de ventre, tosse, bronquite, afta e vários outros problemas comuns.

Originária da Europa e inicialmente utilizada como planta ornamental por conta de suas belas pétalas de cores brancas ou rosas, a Malva (Malva sylvestris), hoje tem muito mais a oferecer do que servir de decoração para jardins e residências: ela é uma pequena plantinha que, por conta de suas propriedades medicinais, pode trazer diversos benefícios para a saúde de quem a consome regularmente, principalmente na forma de chá. Conheça abaixo os benefícios e propriedades do Chá de Malva:

Substâncias do Chá de Malva

Vitaminas A, B1, B2 e C, mucilagem, carotenos e flavonoides, são algumas das substâncias principais encontradas na planta Malva e, por conta delas é que se dá às suas propriedades medicinais que veremos detalhadamente abaixo: antioxidante, emoliente, adstringente, diurética, laxante e expectorante.


Propriedades e Benefícios do Chá de Malva

É importante conhecermos cada uma das propriedades do Chá de Malva, pois juntamente com o tratamento da medicina convencional, ela pode ajudar a diminuir – ou até mesmo curar – os sintomas de alguns problemas comuns no nosso dia a dia e se tornando preventiva para outros.

  • Antioxidante: a propriedade antioxidante do Chá de Malva auxilia, principalmente, no combate dos radicais livres que estamos expostos. Além disso, você pode usá-la para evitar o envelhecimento precoce, linhas de expressão e entre outros sinais de idade.
  • Emoliente: se você sofre com úlceras ou gastrites, então temos outro efeito benéfico do Chá de Malva: ele é um poderoso anti-inflamatório que acalma os tecidos e a pele.
  • Adstringente: com propriedade cicatrizante, o Chá de Malva Silvestre ajuda a evitar infecções.
  • Diurética: por possuir efeito diurético, o Chá de Malva faz com que o organismo elimine muito mais urina durante o dia, o que ajuda a prevenir a sensação de inchaço causada pela retenção de líquidos, bem como expulsa toxinas presentes no corpo. Tudo isso faz com que o Chá de Malva para infecção urinária seja eficiente.
  • Laxante: O Chá de Malva, por conta de sua propriedade laxativa, é indicada para pessoas que sofrem com prisão de ventre, já que ele mantém o intestino em bom funcionamento.
  • Expectorante: quem possui problemas respiratórios ou pulmonares pode usufruir dos benefícios promovidos pela ação expectorante do Chá de Malva. Além de combater e prevenir gripes, a bebida dessa planta ajuda a tratar tosses, resfriados, bronquites, faringites, catarros e infecções de garganta e laringe.

chá de malva cheirosa

Como Fazer o Chá de Malva Cheirosa

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de folhas de Malva
  • 1 ½ xícara (chá) de água filtrada

 

Modo de preparo:

Para preparar o Chá, comece picando em pequenos pedaços as folhas de Malva e coloque em uma chaleira, juntamente com a água. Ferva por aproximadamente 10 minutos, desligue, abafe e deixe até ficar morno. Agora é só coar, adoçar e beber.

A indicação de consumo do Chá de Malva é de duas até três vezes ao dia.

Contraindicações do Chá de Malva

O Chá de Malva deve ser evitado por pessoas diabéticas e em casos de diarreia.