
O chá de malva, planta bastante conhecida por: Malva cheirosa, Malva de casa, Malva silvestre, Rosa cheirosa ou Malva rosa, é utilizado em diversos tipos de tratamentos como dor de estômago, gripes, resfriados, mau hálito, prisão de ventre, tosse, bronquite, afta e vários outros problemas comuns.
Originária da Europa e inicialmente utilizada como planta ornamental por conta de suas belas pétalas de cores brancas ou rosas, a Malva (Malva sylvestris), hoje tem muito mais a oferecer do que servir de decoração para jardins e residências:.
A malva cheirosa é uma pequena plantinha que, por conta de suas propriedades medicinais, pode trazer diversos benefícios para a saúde de quem a consome regularmente, principalmente na forma de chá.
Conheça abaixo os benefícios e propriedades do Chá de Malva:
Propriedades do Chá de Malva
Vitaminas A, B1, B2 e C, mucilagem, carotenos e flavonoides, são algumas das substâncias principais encontradas na planta Malva e, por conta delas é que se dá às suas propriedades medicinais que veremos detalhadamente abaixo: antioxidante, emoliente, adstringente, diurética, laxante e expectorante.
Benefícios do Chá de Malva
É importante conhecermos cada uma das propriedades do Chá de Malva, pois juntamente com o tratamento da medicina convencional, ela pode ajudar a diminuir – ou até mesmo curar – os sintomas de alguns problemas comuns no nosso dia a dia e se tornando preventiva para outros.
- Antioxidante: a propriedade antioxidante do Chá de Malva auxilia, principalmente, no combate dos radicais livres que estamos expostos. Além disso, você pode usá-la para evitar o envelhecimento precoce, linhas de expressão e entre outros sinais de idade.
- Emoliente: se você sofre com úlceras ou gastrites, então temos outro efeito benéfico do Chá de Malva: ele é um poderoso anti-inflamatório que acalma os tecidos e a pele.
- Adstringente: com propriedade cicatrizante, o Chá de Malva Silvestre ajuda a evitar infecções.
- Diurética: por possuir efeito diurético, o Chá de Malva faz com que o organismo elimine muito mais urina durante o dia, o que ajuda a prevenir a sensação de inchaço causada pela retenção de líquidos, bem como expulsa toxinas presentes no corpo. Tudo isso faz com que o Chá de Malva para infecção urinária seja eficiente.
- Laxante: O Chá de Malva, por conta de sua propriedade laxativa, é indicada para pessoas que sofrem com prisão de ventre, já que ele mantém o intestino em bom funcionamento.
- Expectorante: quem possui problemas respiratórios ou pulmonares pode usufruir dos benefícios promovidos pela ação expectorante do Chá de Malva. Além de combater e prevenir gripes, a bebida dessa planta ajuda a tratar tosses, resfriados, bronquites, faringites, catarros e infecções de garganta e laringe.
Como Fazer o Chá de Malva Cheirosa
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de folhas de Malva
- 1 ½ xícara (chá) de água filtrada
Modo de preparo:
Para preparar o Chá de malva, comece picando em pequenos pedaços as folhas de Malva e coloque em uma chaleira, juntamente com a água. Ferva por aproximadamente 10 minutos, desligue, abafe e deixe até ficar morno. Agora é só coar, adoçar e beber.
A indicação de consumo do Chá de Malva é de duas até três vezes ao dia.
Contraindicações do Chá de Malva
O Chá de Malva deve ser evitado por pessoas diabéticas e em casos de diarreia.
Índice do Conteúdo