Chá Branco Emagrece? Conheça suas Propriedades e Benefícios

Com certeza você já ouviu falar do chá branco e dos benefícios que ele traz para quem o consome. Mas sabe exatamente quais são suas propriedades, ações e como tomá-lo? Se não, você aprenderá agora.

Propriedades do Chá Branco

O Chá branco, extraído da mesma planta utilizada dos famosos chá verde e chá vermelho, a Camellia Sinensis, é um poderosíssimo antioxidante, afinal possui 40% de catequinas (um tipo de polifenol).

Benefícios do Chá Branco

Ele tem ação anti-inflamatória, previne câncer, artrite reumatoide, doenças cardiovasculares, degenerativas e cerebrais. Além disso, o chá também reduz o colesterol ruim, fortalece o sistema imunológico e combate os radicais livres.

Chá Branco Emagrece?

Além dos benefícios acima, o chá branco também ficou famoso pelos seus efeitos emagrecedores. Apesar de ser uma bebida nova em dietas, tornou-se popular rapidamente. Essa ação ocorre, pois a bebida acelera o metabolismo, agindo como um termogênico natural. Consequentemente queima calorias no processo. 

A bebida é feita a partir das folhas novas, os brotos, que é a parte mais nobre da planta. Eles são colhidos antes das flores abrirem. Como possuem coloração prateada, foi batizado de chá branco. Não há fermentação no processo, logo possui menos cafeína.

Existem três variações principais. A Agulha de prata é a de maior qualidade, feito a partir dos botões da planta. A Peônia branca já contém botões e folhas e possui o sabor mais forte. E, por último, o Sobrancelha vida longa: esse chá é extraído dos restos das folhas, após a colheita das suas anteriores.

Na hora de comprar, existem vários opções, o chá é comercializado como erva pura, pó, sachê e cápsulas. O ideal é consumir a erva pura, apesar dos outros métodos serem mais práticos para o dia a dia. A questão é que a concentração de chá é modificada, afinal a maioria das empresas vende apenas a essência da erva.

Chá branco: como tomar?

Para preparar o autêntico chá branco você deve usar 3 colheres da erva, 1 litro de água e canela ou mel a gosto para adoçar. Basta ferver a água, colocar as folhas de chá branco por 10 minutos e depois coar. Pode ser bebido quente ou frio.

Você deve consumir em, no máximo, 24 horas. Tanto o mel quanto a canela modificam o sabor do chá, portanto se quiser adoçá-lo, dê preferência ao mel. Já se preferir deixá-lo com um aroma diferente, ferva a água com um pau de canela e coe em seguida.

Mas e o açúcar ou adoçante? Eles devem ser evitados, pois comprometem a ação dos antioxidantes.


 

ebook_10_melhores-sucos-detox-para-emagrecer

Baixe GRÁTIS o Ebook  "10 Melhores Sucos Detox para Emagrecer"!image/svg+xml
Compartilhe esse artigo e tenha acesso imediato ao Ebook GRÁTIS!



Atenção: O Dia de Saúde é um meio de divulgação, em linguagem acessível, sobre temas relacionados a saúde e bem estar. Toda a informação contida no site não deve ser utilizada para substituir qualquer diagnóstico ou prescrição médica. Recomendamos que o leitor sempre consulte um profissional de saúde.