Benefícios do Gengibre – Emagrece? Conheça as Propriedades e para que Serve

O gengibre (Zingiber officinale) tem se tornado bastante popular nos últimos tempos, principalmente por ser um produto natural que traz diversos benefícios para a saúde e ainda ajuda a emagrecer.

O que é Gengibre?

O gengibre é uma planta que teve sua origem na Índia e China, e dessa parte do mundo se expandiu para todos os cantos, devido às suas propriedades que foram se tornando conhecidas.

É um caule subterrâneo, conhecido como rizoma. Possui flores altas, mas a utilização mesmo é do seu caule. Por possuir um sabor apimentado, além dos chás que podem ser feitos somente com o gengibre, adicionando limão ou acompanhando outros tipos, ele é muito utilizado na culinária como um tempero desde os tempos mais antigos.

Para Que Serve Gengibre?

Devido às suas propriedades, o gengibre pode desempenhar várias funções diferentes. Por exemplo, ajuda a reduzir vômitos e enjoos em viagens, para gestantes nos primeiros meses e até para pacientes que estão realizando quimioterapia e enfrentam essas náuseas. Ajuda a combater o mau hálito, dor de dente, sintomas de artrite e reumatismo.

O gengibre pode ser encontrado na forma de raiz ou em pó, e, como já foi dito anteriormente, devido ao seu sabor diferenciado, é muito utilizado na culinária como um tempero para tornar pratos mais saborosos e com um tom mais apimentado.

Benefícios do Gengibre 

O gengibre possui diversas propriedades como ação anti-inflamatória, analgésica, digestiva, anticoagulante, entre outras e pode ser usado para diversos problemas também, como gripe, resfriados, dores de garganta e até para melhorar sintomas de reumatismo.

Além desses benefícios, também ajuda a diminuir enxaquecas, reduz o stress, dores menstruais, melhora o fluxo sanguíneo e também é um excelente antidepressivo natural.

Gengibre Emagrece? 

Há muitas informações de que o gengibre, por ser termogênico, ajuda a emagrecer, pois é um excelente diurético e colabora na eliminação de gordura corporal, também reforçando o seu sistema imunológico.

Leia também: Suco de limão com gengibre.

A água de gengibre é um dos métodos mais conhecidos e utilizados. É preparada em um litro de água e adicionar de 4 a 5 rodelas ou de duas a três colheres do gengibre em pó.

Esta água pode ser consumida várias vezes ao dia, todos os dias. Segundo especialistas, caso utilize as rodelas do gengibre, o ideal é trocar diariamente o produto dentro da água para que ele possa manter as propriedades e potencializar seus efeitos.

O ideal também é o gengibre ser ralado ou comprado em lojas especializadas, pois o pó, que pode ser adquirido em mercados contêm muitos conservantes, assim pode não possuir as mesmas propriedades.

Benefícios do Gengibre

Contra Indicações do Gengibre

O gengibre é contraindicado para pessoas que possuem hipertireoidismo, pessoas que utilizam remédios para pressão alta e medicamentos anticoagulantes, pois pode alterar os efeitos dos mesmos.

Para gestantes, é indicado um uso apenas para os enjoos nos meses iniciais e com uma quantidade muito pequena, não ultrapassando 2 g por dia.

Em excesso, o gengibre também pode causar problemas para qualquer pessoa. Por isso, caso esteja em dúvida, procure o seu médico para saber mais informações.

Como controlar a ansiedade. 9 pontos para diminuir a ansiedade

Compartilhar: