Benefícios do Crossfit – O que é e Como Funciona esse Treinamento

A procura por modalidades esportivas no mundo fitness hoje em dia está em crescimento. As academias estão cada vez mais cheias de pessoas que buscam emagrecer ou praticar exercícios apenas para ter uma vida mais saudável.

Dentre essas modalidades esportivas que acabaram surgindo nos últimos anos, talvez a principal de todas seja o Crossfit. O esporte surgiu na década de 80, nos Estados Unidos, e chegou no Brasil foi no início dos anos 2000.

Segundo estudos, o número de academias filiadas para realizar a prática do Crossfit tem dobrado ano após ano.

O que é Crossfit?

O Crossfit é uma modalidade esportiva que utiliza basicamente da força e do seu condicionamento físico, com exercícios de alta intensidade, e na sua grande maioria com obstáculos que exigem bastante do seu rendimento. É uma mistura de exercícios aeróbicos e olímpicos, que exigem da força dos músculos e sua resistência física. É procurado por muitas pessoas e o público aumenta a cada dia.

O esporte também serve como base para muitos programas de TV e reality shows que mostram competições de grande porte e com atletas de alto rendimento.

Como Funciona o Crossfit?

O Crossfit parte primeiramente do aquecimento e alongamento, após isso, parte-se para o Workout Of The Day, que é a execução dos exercícios e treinamentos, que variam de acordo com o dia, para diferenciar a prática dos mesmos e também podendo alterar os músculos exercitados.

Os exercícios têm como base a força e o peso do próprio corpo, para que assim, possa utilizar as diversas modalidades. São de diversas formas que os circuitos de Crossfit podem aparecer.

Há obstáculos que utilizam a força para levantar pneus, escalar em cordas, fazer flexões e abdominais. Também exercícios que utilizam de saltos e apoios em barras. Levantamento de peso, agachamento, e muitas outras formas são opções dentro da prática do Crossfit.

Os músculos são trabalhados intensamente e isso faz com que o esporte exija bastante do corpo e mente do praticante, o preparo físico se torna essencial no Crossfit.

Benefícios do Crossfit

Dentre seus benefícios, além de fazer com que você perca peso e melhore seu condicionamento físico, ele ajuda a reforçar e definir os músculos. Em pouco tempo você já poderá ver melhoras significativas, e depois de um período um pouco mais longo, que envolve persistência e muita resistência física, seu corpo já estará dentro do ideal desejado, modelado e definido.

benefícios-do-crossfit

Segundo os estudos apresentados, o Crossfit também ajuda queimar aproximadamente 1000 calorias por hora praticada, e apresenta melhorias físicas muito rapidamente.

É necessário que, para praticar o Crossfit, seja importante procurar um profissional qualificado que realizará o acompanhamento da prática esportiva com segurança, indicando os melhores exercícios e como deverá praticá-los, principalmente se for iniciante.

O Crossfit é uma excelente forma de perder peso, praticar exercícios e definir o corpo. Por ser um esporte que envolve muita intensidade, não é recomendado praticar diariamente, ainda mais logo no início. Por isso procure alguém indicado que realizará a sua instrução.

Conheça também o treino Q48.

Como controlar a ansiedade. 9 pontos para diminuir a ansiedade

Compartilhar: